sábado, 13 de julho de 2013

Combo: Roqueiros no Cinema

Neste ano achei muito óbvio fazer uma lista sobre filmes que retratam o mundo do rock no dia mundial do rock! Resolvi então fazer uma listinha sobre alguns artistas do rock que gostam de posar de atores de vez em quando, sei que um bando de gente ficou de fora (Iggy Pop, P.J. Harvey, Mick Jagger, Nick Cave, Beatles, Elvis Presley, Rita Lee, Dave Matthews, Jack White, Gavin Rossdale, Tom Waits...), mas o que seria das listas se alguns nomes não ficassem de fora? Estabeleci alguns critérios sobre a transição de um rockstar para um moviestar e os filmes que sobreviveram foram os seguintes:


05 U-571: A Batalha do Atlântico (2000) Considerar Jon Bon Jovi um roqueiro é quase um favor às minhas amigas da escola - que ficavam babando em qualquer fotinho do então cabeludo que saia em revistas adolescentes. A música do cara sempre foi a maior farofa e fazia tempo que ele tentava um lugar no cinema. Seus trabalhos como ator começaram em 1990 com  uma pontinha em Jovens Demais Para Morrer de 1990 (que lhe rendeu até uma indicação ao Oscar de canção pela famigerada Blaze of Glory). Apesar de seus filmes nunca fazerem muito sucesso, seu melhor momento é como o marinheiro neste filme sobre um dos momentos mais perigosos da marinha americana na Segunda Guerra Mundial. Como amigo do protagonista (Matthew McConaghey) o rapaz está bem convincente, algo difícil de conseguir hoje em dia com implantes capilares, plásticas e botox como vimos no tolo Noite de Ano Novo (2011).

04 Jogos Vorazes (2012) O motivo do quase cinquentão Lenny Kravitz aparecer em penúltimo é por ser o que tem a carreira mais recente no cinema - mas o único da lista que já garantiu vaga em uma franquia milionária de Hollywood! Os elogios que recebeu por suas performances como o enfermeiro de Preciosa (2009) e como o zeloso preparador de Jogos Vorazes, garantem novos projetos para o moço. Curioso é que quando o assunto é cinema, Kravitz tem performances bem mais discretas do que a vista em seus clipes e shows, o cara é esperto, sabe que quando o assunto é a telona menos é mais! Com dois filmes agendados para serem lançados esse ano, a carreira é promissora - e em pensar que tudo começou emprestando a voz para a primeira animação dos Rugrats - Os Anjinhos (1998) e bancando ele mesmo em Zoolander (2001). Agora que sua música ficou sem graça o cinema parece ser a melhor saída.

03 O Pequeno Buda (1993) Famoso por sua canção Wicked Game nos anos 1990, Chris Isaak tem aquela pose e sonoridade de rockstar das antigas, mas consegue ser lembrado pelos amigos quando precisam de um ator capaz de encarnar um sujeito simpático e comum (o que é mais difícil do que parece), assim ele atuou em quase vinte produções! Do policial de O Silêncio dos Inocentes (1991) passando pelo músico de The Wonders (1996), Chris colaborou com diretores famosos como Johnatan Demme (duas vezes), David Lynch, John Waters e Bernardo Bertolucci - que confiou em seus dotes para ser o pai do menino que era a encarnação de um mestre budista neste filme que não agradou muito, mas Isaak nem ligou e hoje empresta a voz peculiar para animações televisivas.

2 O Povo Contra Larry Flynt (1996) Se fosse menos louca, Courtney Love saberia aproveitar o momento em que Hollywood percebia que ela era uma boa atriz em estado bruto. O primeiro a notar isso foi Milos Forman que a escalou para viver a Srª Larry Flynt (Woody Harrelson) nessa polêmica cinebiografia do criador da revista erótica Hustler. Os produtores quase enlouqueceram quando Love ganhou o papel, mas na tela a rainha grunge  mostrou que dava conta do recado, -chegando a ser pré-indicada ao Oscar. Forman a escalou novamente para O Mundo de Andy (1999), onde ela fez um papel bem diferente da junkie Althea. Courtney teve seu momento estrela, vestindo grifes famosas, indo  a eventos, recebendo propostas de filmes variados e... tudo desmoronou. Hoje, ela soma quinze atuações no currículo, plásticas desastrosas,  toneladas de substâncias ilícitas no organismo e muitos ressentimentos com os produtores de cinema que se esqueceram dela (por que seria?).

1 O Homem que Caiu na Terra (1976) O camaleão David Bowie já havia realizado alguns trabalhos pequenos como ator quando foi convidado para protagonizar essa ficção científica meio cômica sobre um alienígena andrógino que aparece em  nosso planeta para buscar água, mas começa a se envolver no ramo empresarial e sendo objeto de desejo de uma terráquea. O filme não foi um sucesso, mas se tornou cult como boa parte das produções em que Bowie apareceu: Fome de Viver (1983), Furyo (1983), Labirinto (1986), A Última Tentação de Cristo (1988), Twin Peaks (1992), Basquiat (1996). Sua última grande participação no cinema foi como o mago Tesla em O Grande Truque (2006) de Christopher Nolan e anda cotado para ser o tio de Hannibal Lecter na próxima temporada da série baseada no personagem. O ator Bowie já soma quase 40 produções em seu currículo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário