quarta-feira, 27 de novembro de 2013

APOSTAS PARA O OSCAR 2014 - CAPÍTULO IV: CAPÍTULO FINAL

Saving Mr. Banks
Filmes que costumam revisitar a produção dos clássicos do cinema costumam dividir opiniões, costumam ser benevolentes demais ou acabam perdendo os seus personagens pelo meio do caminho, será que John Lee Hancock irá conseguir emplacar seu longa entre os favoritos ao Oscar 2014? O filme sobre os bastidores da produção de Mary Poppins conta com Tom Hanks na pele de Walt Disney e Emma Thompson na pele da escritora P.L. Travers (criadora da personagem vivida por Julie Andrews). O filme pode agradar por ser um tributo terno ao legado de Walt Disney. 

O Conselheiro do Crime (The Conselour)
Já em cartaz no Brasil, o longa dirigido por Ridley Scott recebeu severas críticas por utilizar um elenco talentoso para defender um roteiro fraco em fogo brando. A trama sobre ganância motivando a criminalidade traz Michael Fassbender na pele do sujeito que descobre ser menos esperto do que pensava da pior forma possível. Em seu caminho está o casal de bandidos vivido por Javier Bardem e Cameron Diaz (que pode cravar sua primeira indicação como a maior vilã da trama). Conclusão: alguém do elenco deve salvar o filme do esquecimento.  

Fruitvale Station
Premiado em Cannes (com o prêmio da mostra paralela Un Certain Regard) e em Sundance, o filme já soma dez prêmios pré-temporada de ouro - e isso aumenta consideravelmente suas chances de se consagrar neste fim de ano. Contando a história real de Oscar Grant (Michael B. Jordan) um jovem de 22 anos que decide ser uma pessoa melhor no último dia de 2008, mas o encontro com alguns policiais pode modificar suas percepções sobre si mesmo. Dirigido por Ryan Coogler, o filme conta ainda com uma forte atuação de Octavia Spencer na pele da mãe de Oscar. O problema do filme é o seu maior mérito: o conteúdo de crítica social (já que a Academia costuma rejeitar polêmicas).

The Monuments Men
A Academia adora George Clooney, por isso mesmo, seu novo longa na direção não deve ser esquecido. O filme mostra um grupo de historiadores de arte que durante a Segunda Guerra Mundial tenta resgatar importantes obras de arte antes que Hitler as destrua. Com um elenco estelar (Clooney, Jean Dujardin, John Goodman e Matt Damon) o que pode comprometer é o tom cômico da produção e as comparações com Bastardos Inglórios de Tarantino. Mas nunca subestime o poder de George Clooney com um elenco desse nas mãos. 

Refém da Paixão (Labor Day)
Quem também ganha forças para voltar ao páreo é Kate Winslet. Com as boas críticas que o novo filme de Jason Reitman vem colhendo, sua interpretação como dona de casa insatisfeita que se envolve com um homem suspeito (Josh Brolin) a que resolveu dar carona num dia qualquer. O encontro fará a dona de casa repensar nos rumos de sua vida. Parece que depois das severas críticas recebidas em seus filmes anteriores, Reitman resolveu mudar o tom para um drama romântico que pode cair no gosto das premiações - e ter uma atriz do porte de Kate em mãos faz a diferença.

Mandela: Long Walk to Freedom
A vida de Nelson Mandela deve impulsionar ainda mais esse longa estrelado por Idris Elba  e Naomie Harris. Dirigido por Justin Chadwick o filme conta a história de Mandela desde os tempos em que era um menino numa vila rural, até a vida adulta em que luta pelo fim do Apartheid, que perdurou na África do Sul por vários governantes do ano de 1948 até 1994. Na corrida da temporada de ouro, a avassaladora atuação de Idris Elba deve ser lembrada pela Academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário