sábado, 9 de dezembro de 2017

10 + 10: Melhores Pôsteres de 2017

Como é tradição aqui no blog, nossa primeira lista de fim de ano é composta pelos melhores pôsteres da temporada. Sempre lembro de como um pôster é importante, já que muitas vezes é o nosso primeiro contato com o filme - e nos motiva a vê-lo ou não - em alguns casos, o pôster consegue ser até melhor do que o próprio filme, especialmente por brincar com a nossa imaginação que começa a construir expectativas sobre uma obra que nem foi lançada! Em 2017 resolvi fazer diferente, já que 2017 foi um ano tão atribulado, tão corrido, desesperado e tudo mais que você possa imaginar, eu resolvi não me estressar em ter que escolher apenas 10 dos melhores pôsteres do ano e resolvi eleger os vinte melhores (e, acredite, outros belos trabalhos ficaram de fora). Antes que me joguem pedras, a diferença entre eles é apenas decimal e ficou assim: 

Sim! Eu vi a animação cult em sua versão original. Sim! Eu não gostei da versão Hollywoodiana! Sim! Este belo pôster com um dos personagens me enganou de que o remake de "Ghost in the Shell" poderia ser um filme digno. 

Outra versão de um clássico aparece aqui em nossa lista! Se é preciso ter coragem para refilmar um anime cult japonês, acho que precisa de muito mais para refazer um sucesso da Disney em versão de carne e osso. Ao que o pôster deixava claro, Bill Condon estava realmente se esforçando. 

18 "Game Night" de John Francis Daley e Jonathan Goldstein
Dois amigos que se reencontram regularmente para jogar e... terminam tendo que resolver um misterioso assassinato. O filme só estreia por aqui em março do ano que vem, mas,  julgar pelo pôster, a experiência promete ser divertida!

17 "Worthless" de Rob Hawk
A ideia da personalidade fractada pela imagem de um espelho está longe de ser um recurso dramático original, mas não lembro de um pôster que conseguisse fazer isso de forma tão marcante, especialmente quando se tem a esquecida Tara Reid estampada. 

Não fosse pelo detalhe apelativo do Baby Goot esta versão alternativa do cartaz dos heróis mais divertidos da galáxia poderia ter conseguido algumas posições mais elevadas. A ideia de apresentar o elenco e seus personagens em fitas K-7 foi simplesmente sensacional!

15 "Every 40 Years" de Eric Goldrich e Benjamin Friedberg
Gostei muito da ideia da montagem em vinil da história de uma banda que resolve voltar após quarenta anos de aparecer nas paradas da Billboard.  O filme acompanha o retorno da banda Gunhill Road e só o pôster já me parece emocionante. 

14 "Ex Libris: New York Public Library" de Frederick Wiseman
Imaginem um documentário de três horas e meia sobre uma biblioteca. Agora imagine mostrar como este filme pode ser interessante para uma geração cada vez mais interessada em celulares e suas redes sociais. Agora olha este pôster. Dá para resistir?

13 "Human Flow" de Ai Weiwei
O controverso artista multimídia chinês resolveu fazer um filme de partir o coração sobre a crise de refugiados ao redor do mundo. O pôster  simples, que parece uma pintura, permite várias leituras e ilustra o documentário que já está em cartaz no Brasil. 

Ao ver o pôster, quem não teve a impressão de que o novo filme de Ana seria tão legal quanto seu filme de estreia (que também cravou seu pôster na lista de melhores em 2014). Quem assistiu os dois percebeu que não foi bem assim... mas o pôster é uma uma pérola pop (e me enganou direitinho). 

11 "A Forma de Água" de Guillermo Del Toro
Um dos fortes candidatos da próxima edição do Oscar tem um cartaz que ilustra bem as intenções dos seu diretor: criar um belo conto de fadas sobre o amor. O romance entre uma mulher muda  e uma criatura marinha já recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Veneza e promete muito mais. 

Um homem morre num acidente e passa a viver como fantasma na casa em que morava com a sua amada até que... este é um romance triste entre a vida e a morte - ideia tão simples quanto ousada (assim como ter no cartaz um ator ganhador do Oscar2017 - Casey Affleck - coberto por um lençol).

09 "Loveless" de Andrey Zvyaginstsev
Candidato da Rússia a uma vaga no Oscar de Filme Estrangeiro, Loveless é a triste história de um garoto que desaparece em meio as discussões dos pais pelo divórcio. Quem viu garante que o filme é de partir o coração - e a imagem do pôster exemplifica bem o motivo. 

O filme de Wright se tornou um dos queridinhos do ano com sua história de um motorista de assaltos doido para largar a vida bandida pelo seu amor. Até aí nenhuma novidade, mas o tem o ritmo de sua trilha sonora - e o pôster já deixava claro que o filme seria bem  cool - e digno de continuação.  

07 "Thelma" de Joachin Trier
A história de uma jovem universitária que em meio a colapsos nervosos descobre ter habilidades especiais é o candidato da Noruega ao posto de concorrente ao Oscar de Filme Estrangeiro - e a assinatura de Trier mostra que o filme é bem mais complexo do que você imagina. 

06 "Proud Mary" de Babak Najafi
O iraniano Najafi bebe na fonte dos filmes Blaxploitation para contar a história de uma personagem que é herdeira de um império do crime em Boston. No pôster, Taraji P. Henson encarna o papel de musa com um blackpower estilizado e, prova mais uma vez, que dá conta de ser uma estrela. 

05 "Lego: Ninjago - O Filme" de Charlie Bean, Paul Fisher e Bob Logan
Baseado em uma série Lego para TV, Ninjago não alcançou o sucesso esperado nos cinemas, mas isso não impede que essa capa de toque felino seja uma graça (e quem já tentou proteger brinquedos do gatinho sabe do que estou falando...)

04 "Eu, Tonya" de Craig Gillespie
Margot Robbie está cotada para o Oscar por seu trabalho como a ex-patinadora artística que viu a carreira ir para o ralo após um incidente violento. O saboroso cartaz francês do filme já mostra que a história de Tonya Harding estava longe de ser um primor de delicadeza. 

Shaymalan ressuscitou para o mundo do cinema com a história do sujeito com mais de uma dezena de identidades (e a ideia deu tão certo que renderá novos filmes interligados com outro sucesso do diretor). Os conflitos sofridos por seu protagonista aparecem neste pôster de estilo Hitchcockiano.  

02 "O Sacrifício do Servo Sagrado" de Yorgos Lanthimos
O filme ainda aguardava sua primeira exibição no Festival de Cannes quando começaram a divulgar este cartaz que me provoca arrepios. Dizem que o filme mais cruel do grego Lanthimos faz jus ao seu cartaz com duas camas de hospitais vazias e algo de sombrio padecendo sobre seu personagem. 

Também acho que a Marvel exagerou no humor da nova aventura do Deus do Trovão nos cinemas, mas o que poderíamos esperar de um filme de heróis assinado por Taika Waititi? Pelo menos o pôster com sua sobreposição de personagens, formas e cores vibrantes é uma verdadeira obra-prima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário