terça-feira, 21 de setembro de 2010

5 PRÉ-CANDIDATOS AO OSCAR 2011

Falta dois dias para a chegada da primavera por aqui e isso quer dizer que falta dois dias para começar a temporada de outono do cinema americano que é famosa pelos lançamentos com claras pretensões oscarizáveis. Depois de um verão americano morno e de um ano cinematográfico fraco, resta-nos a esperança pelo que vem pela frente. Mesmo assim, não podemos esquecer que alguns filmes que chegaram aos cinemas brasileiros merecem atenção nos rumos que a temporada de ouro, vale lembrar que o Oscarizado desse ano (Guerra ao Terror) saiu dos cafundós de 2009 e surpreendeu muita gente. Sendo assim, os filmes que tem alguma chance no Oscar do ano que vem:

1 - A Origem
 São tantos os fatores que fazem do filme de Christopher Nolan cotado para o Oscar que eu poderia escrever horas sobre ele. Pra começar temos a bilheteria robusta (478 milhões só nos EUA e contando...) em nada prejudicada pela trama complexa de thriller psicológico de ficção científica e ação... fora isso tem o fator Christopher Nolan - negligenciado desde sempre pela Academia e especialmente por Batman - O Cavaleiro das Trevas. O filme tem tudo para ganhar cada vez mais força até o Oscar, mas será que vai conseguir concorrer nas categorias principais?

2 - Toy Story 3 
É a maior bilheteria do verão americano com 895 milhões de verdinhas em bilheteria (e contando...) some-se a isso o arremate primoroso da saga dos brinquedos de invejável carga emocional perante 90% dos lançamentos desse ano nefasto para o cinema. Toy Story terá cadeira cativa na cerimônia da Academia no ano que vem, resta saber se irá transcender a categoria Melhor Animação, já que tem um concorrente poderoso no páreo.

3 - Ilha do Medo 
É meus caros, nunca subestimem o poder de Martin Scorsese - ainda mais num ano de produções fracas até agora. Baseado no livro de Denis Lehanne o filme deu ao diretor seu filme de melhor bilheteria com um roteiro que flerta com as paranóias americanas e ainda faz uma pegadinha comm seu público na reta final. A crítica ficou dividida, mas foi unanime em elogiar Leonardo DiCaprio que pode ser indicado mais uma vez ao Oscar e até levar o prêmio para casa pelo seu anti-herói nervosinho que esconde mais segredos do que ele mesmo imagina. Além da coroação do bom ano de Leo a magistral trilha sonora também deve ser lembrada.

4 - Como Treinar o Seu Dragão
Num ano em que Shrek parece ter se despedido para sempre, a Dreamworks parece ter finalmente acertado após investir vários anos batendo na mesma tecla. Como Treinar o Seu Dragão agradou todo mundo com sua trama simples de superação e amizade de um garoto com um dragão. Simples e bem escrita a trama foi um exexmplo também no uso do 3D que está sendo cada vez mais banalizado nos lançamentos. Não se surpreenda se houver dois candidatos animados no páreo de melhor filme no ano que vem, ainda mais com a promessa do filme virar uma franquia muito rentável!

5 - Escritor Fantasma
 O filme de Roman Polanski (que lhe valeu o prêmio de diretor em Berlim) pode não ter empolgado nas bilheterias, mas isso tem mais relação com os seus problemas com a justiça do que com o filme. Se o filme não é genial, pelo menos tem alto teor provocador e aquele acabamento refinado de suspense que o diretor não exibia há anos. Acho que o filme ainda pode ser lembrado em alguma(s) categorias, já que Polanski tem um fã-clube generoso entre os membros da Academia, especialmente quando mescla em suas obras um pouco de sua nebulosa vida pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário