terça-feira, 26 de outubro de 2010

MOMENTO ROB GORDON: Diretoras na mira do Oscar

Depois que Kathryn Bigelow ganhou o Oscar no ano passado - quebrando um jejum histórico na história da Academia - começaram as especulações sobre a próxima mulher a receber um Oscar. Ao que parece o feito pode se repetir no ano que vem... vejamos quem são as próximas que podem aparecer com uma estatueta na mão em breve!

5 Julie Taymor  A diretora da celebrada montagem teatral de O Rei Leão ainda não me convenceu na telona. apesar de conseguir transpor sua plasticidade para o cinema a coisa acaba engasga pelo meio do caminho na maioria das vezes. No entanto, ela tem ousadia de sobra, estreou na telona com uma versão anacrônica de Titvs de Shakespeare com Anthony Hopkins e Jessica Lange no elenco. Apesar de pretensioso em demasia, o filme permitiu que fizesse anos depois a cinebiografia de Frida Kahlo que deu uma indicação ao Oscar para Salma Hayek. Até agora seu filme mais simpático foi Across the Universe, o musical com música dos Beatles e visual lisérgico protagonizado por Evan Rachel Wood e Jim Sturgess. Agora ela volta às origens Shakesperianas na adaptação tragicômica de The Tempest com Helen Mirren, que pode figurar nas premiações desse fim de ano.

4  Lone Scherfig  A dinamarquesa é reponsável pelo filme mais simpático do movimento Dogma 95 (Italiano para principiantes). Ano passado ela chamou muita atenção por contar uma história aparentemente comum com muita personalidade em Educação, que rendeu indicações ao Oscar de atriz para Carey Mulligan e de roteiro para Nick Hornby. Atualmente está lapidando seu novo filme: One Day - baseado no livro de David Nicholls e tem no elenco Anne Hathaway, Jim Sturgess Patricia Clarkson. Créditos de fazer encher os olhos de qualquer cinéfilo e ainda mais da Academia de Hollywood. Com doze filmes no currículo a diretora começa a chamar cada vez mais atenção.


3   Isabel Coixet A espanhola Isabel Coixet é apadrinhada por Pedro Almodóvar, mas nem precisava já que mostrou em filmes como Minha vida sem mim e A vida secreta das palavras talento suficiente para ter luz própria. Mas foi em 2008 que as coisas mudaram difinitivamente para a diretora, ao dirigir Penelope Cruz e Ben Kingsley no drama romântico (e belíssimo) Fatal ela provou que pode transmitir sentimentos difíceis sem perder a leveza. Fatal ajudou Penelope a ganhar força para o Oscar de coadjuvante  por Vicky Cristina Barcelona e transformou a diretora numa queridinha da crítica. embora seu Mapa Sonoro de Tokyo não tenha encantado em Cannes no ano passado é bom ficar de olho nessa diretora de óculos coloridos.

2  Jane Campion É cria do Festival de Cannes, Campion foi reconhecida em seus méritos quando foi indicada ao Oscar de direção por O Piano. Se ela perdeu para Steven Spielberg (o que nem vou discutir aqui) pelo menos saiu de lá com o Oscar de roteiro e vendo suas atrizes Holly Hunter e Anna Paquin premiadas. Excelente diretora de atrizes ela consegue arrancar atuações marcantes de toda atriz que trabalha com ela (de Kate Winslet e Nicole Kidman até... Meg Ryan!!). Ano passado ela realizou Brilho de uma Paixão e viu Abbie Cornish ser alvo de uma das esnobadas mais maldosas que a Academia já deu à uma atriz. Sem medo de lapidar o erotismo para o público cabeça e para a mulherada, a diretora tem fortes chances de ter um careca dourado em sua estante em breve. 
  
1  Sofia Coppola Além de talentosa a diretora tem outras características ao seu favor: pra começar é americana e para terminar tem o sangue do lendário Francis Ford Coppola - apesar de ter um estilo completamente diferente do pai. Sofia conta histórias a partir do interior de seus personagens e chama atenção desde que estreou na direção com As Virgens Suicidas. As premiações se renderam a ela com Encontros e Desencontros e dividiram opiniões sobre sua ambiciosa cinebiografia Maria Antonieta. Todos os seus filmes são mais interessantes do que a maioria dos que vemos todos os anos e seu mais recente, Somewhere, foi premiado em Veneza e está cotadíssimo para a temporada de ouro. Quem diria que a rejeitada atriz de O Poderoso Chefão 3 era uma diretora de mão cheia? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário