sábado, 22 de fevereiro de 2014

Combo: Meus Zumbis Favoritos

Filmes de zumbis não costumam me empolgar muito, sempre os acho bastante parecidos entre si - e nunca lembro direito qual cena está em qual filme. Porém, existem aqueles que chamaram minha atenção por fazer algo diferente dentro do lugar comum do gênero. Por motivo de parecer óbvio, não vou escrever aqui nada sobre os clássicos de George Romero, afinal, sem os longas dele, os zumbis não teriam o status de hoje! 

5 Zumbilândia (2009) A graça do filme é parodiar os filmes de zumbis de uma forma bastante adolescente, a começar pelo protagonista (Jesse Eisenberg) - que é quase devorado pela namorada e que torna o medo o seu combustível para continuar vivo. Para incrementar ainda mais a aventura ele encontra do durão Tallahasse (Woody Harrelson), Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslins). Cada um deles com um objetivo bem demarcado (comer o último bolinho com recheio cremoso do mundo ou visitar um parque de diversões) para desbravar um mundo assolado por zumbis!

4 Zumbis na Neve (2009) Esse deve ser o menos conhecido da lista, mas conseguiu fazer o sucesso necessário para o diretor norueguês Tommy Wirkola ser convidado a dirigir filmes em Hollywood. A ideia é bem simples, mas funciona que é uma beleza: um grupo de amigos estudantes de medicina passam férias numa estação de esqui. Entre farras e bebidas, sentem-se incomodados com as histórias de um velho sobre os nazistas que viviam na região... eis que eles voltam zumbificados para voltarem à atazanar a rapaziada. Esse terror delirante vale a pena ser descoberto!

3 Meu Namorado é um Zumbi (2013) Seria difícil eu deixar o filme de fora (afinal, foi ele que me inspirou a fazer essa lista). O fato é que o filme de Jonathan Levine consegue misturar comédia de humor negro, romance e aventura com bastante desenvoltura. Além disso, consegue fazer tudo que a saga Crespúsculo nunca conseguiu com seus milhares de dólares de investimento e bilheteria. R (Nicholas Hoult) é um zumbi que se apaixona pela filha (Teresa Palmer) do líder (John Malkovich) da luta contra os zumbis e acaba inspirando outros zumbis a deixarem a vida voltar a habitá-los. Com metáforas e nostalgias o filme consegue ser bastante simpático e divertido. 

2 Todo Mundo Quase Morto (2004) Acho que o primeiro sucesso que avacalhou com os zumbis foi esse estrelado por Simon Pegg. A ideia deu tão certo que os estúdios começaram a perceber que os mortos-vivos poderiam render comédias (sátiras?) bastante divertidas. Shaun (Pegg) teve um dia bastante ruim e resolve afogar as mágoas num pub, só que de tão centrado em sua dor, não percebe que as pessoas ao seu redor estão virando zumbis graças a um estranho fenômeno. Esse é o ponto de partida para estratégias bastante arriscadas para sobreviver num mundo dominado pelos mortos-vivos. O filme tornou Pegg em astro e ele vive fazendo chacota com outros gêneros "sérios" do cinema. 

 1 Extermínio (2002) Você nunca se perguntou como de repente os zumbis se tornaram mais ágeis e espertos? Pois é, boa parte da responsabilidade sobre isso é de Danny Boyle que nesse longa escrito por Alex Garland (que provou não ter guardado mágoa do cineasta pela versão micada de seu romance A Praia/2000) dá uma repaginada nos zumbis vítimas da... raiva?! Depois de passar 28 dias em coma num hospital em Londres, Jim (Cillian Murphy) descobre que o mundo mudou muito graças à proliferação de uma peste zumbi. Aos poucos ele encontra outros sobreviventes que tentarão sobreviver até o momento em são descobertos por militares (que podem ser ainda mais ameaçadores). A ideia deu tão certo que gerou até uma sequência e inúmeros filmes que partiram de uma premissa semelhante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário