sábado, 10 de maio de 2014

Combo: Envelhescência

Já que os pequenos dependem dos adultos para ir aos cinemas e os adolescentes apreciam ver filmes em qualquer telinha tanto quanto no cinema, já estava na hora de Hollywood mirar em um público que andava esquecido. Sempre existiram filmes voltados para os mais maduros, mas só recentemente os filmes declaradamente voltados para eles ganharam status perante a indústria. É verdade que nem todos se tornam sucesso de bilheteria, mas costumam ser valorizados por bom elenco de veteranos (que nem sempre recebe atenção nas grandes produções) e temáticas que abordam dilemas comuns entre da faixa etária (o a vida sem os filhos, solidão, as lembranças, o passado, o presente, o futuro...). Nesse combo destaquei cinco produções que falam diretamente para esse público - mas que pode agradar qualquer faixa etária

05 Querido Companheiro (2012) Diane Keaton (68) e Kevin Kline (66) tem a vida alterada no dia em que resolvem adotar um cachorro abandonado. Por conta do canino a filha deles até se casa com um veterinário! O cenário do casório é a casa de campo dos pais que resolvem ficar mais um tempo ali com a companhia da tia Diane Wiest (66) e seu novo namorado Richard Jenkins (67). O problema é que por uma imprudência Kline perde o cachorro no meio do bosque. A busca pelo cão serve para que o casal coloque a relação sob o crivo do tempo e as ausências acumuladas (e o fato dele ser médico ajuda muito nas queixas). Filme de sessão da tarde - valorizado pelo premiado time de veteranos.

04 Alguém Como Você (2008) Depois de longo tempo servindo de coadjuvante em Hollywood, lembraram que o oscarizado Dustin Hoffman (76) é um dos melhores atores que eles tem à disposição. Famoso por inúmeros clássicos dos anos 1970, 1980 e 1990, Hoffman andava esnobado quando o chamaram para atuar nessa comédia romântica madura ao lado de outro talento oscarizado que andava esquecido na época: Emma Thompson (55). Por sua atuação de homem solitário, que encontra companhia para ir ao casamento da filha distante, o ator foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator de Comédia. Simpaticamente agridoce, o título original (Last Chance Harvey/A Última Chance de Harvey) merece atenção por não tratar seus personagens maduros como adolescentes. 

 03 O Exótico Hotel Marigold (2012) Se havia certa timidez em rotular uma produção voltada para os mais maduros, esse filme de John Madden acabou com essa palhaçada! Não é todo dia que vemos talentos como Judi Dench (79), Bill Nighy (64), Maggie Smith (79), Tom Wilkinson (66) e Penelope Wilton (67) juntos num mesmo filme. Como um grupo de aposentados que vão parar na espelunca indiana do título (administrada a duras penas pelo jovem exagerado Dev Patel) eles tem suas vidas transformadas de diferentes formas. O texto é cheio de boas intenções e o filme fez tanto sucesso que prepara-se uma continuação para 2015 com elenco anabolizada por Richard Gere (64) e David Straitharn (65).

02 RED (2010) Aposentados e Perigosos é um verdadeiro manifesto do segmento, já que serve para provar que os veteranos ainda dão conta de carregar um filme de ação e humor nas costas com bastante leveza. Quem tinha saudade de filmes como Máquina Mortífera não tem do que reclamar com o time de ex-agentes da CIA vivido por Bruce Willis (59), John Malkovich (60), Morgan Freeman (76) e Helen Mirren (68 -  o que prova como uma sessentona pode ser muito sexy) unindo forças contra uma conspiração que pode acabar com eles. Para ajudar, o filme ainda conta com o sumido Richard Dreyfuss (66) e Brian Cox (67). Sucesso nas bilheterias o filme teve uma sequência em 2013. Ah, o manifesto ganhou até uma versão troglodita no mesmo ano com Os Mercenários...

 01 Rugas (2011) Pouca gente conhece essa animação espanhola de Ignacio Ferreras baseado na graphic novel de Paco Roca, o filme é bastante emblemático ao abordar a amizade entre um grupo de idosos em um asilo a partir da chegada de Emílio (que conta com a ajuda dos amigos para disfarçar os sintomas de Alzheimer que começam a aparecer). Apesar do ambiente melancólico o filme consegue equilibrar sua narrativa sobre os dramas dos personagens (seus problemas, lembranças e trajetórias) com um humor refinado e um realismo surpreendente (eu não me assustaria se o filme ganhasse uma versão de carne e osso e ganhasse vários prêmios). Longe de querer dizer que o lugar dos atores desse combo é um azilo, Rugas está aqui por ser uma grata surpresa e sintetizar que os mais maduros são interessantes até em animações - um formato que é erroneamente associado aos pequeninos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário