quarta-feira, 24 de junho de 2015

Combo: As Himself

Não são poucos os atores que já viveram a si mesmo nas telonas em obras de ficção. Esse COMBO é para lembrar minhas atuações favoritas dos atores que enfrentaram o desafio de viver uma versão de si mesmos:

05 Zubilândia (2009) Um vírus variante do mal da vaca louca é responsável por uma epidemia que transforma a população mundial em zumbi. É nesse ambiente de filme de terror que o diretor Ruben Fleischer cria sua comédia zumbilesca com Jesse Eisenberb, Woody Harrelson, Emma Stone e Abigail Breslin em personagens que recebem o nome da cidade natal enquanto tentam sobreviver. No meio da jornada, os personagens cruzam com ninguém menos que Bill Murray em sua mansão e com esse aspecto decrépito aí do lado. Murray tem uma participação especial que tornou-se um dos melhores momentos do filme, especialmente por sua morte acidentalmente patética. 

4 Ligado em Você (2003) Todo mundo sabe que se houvesse uma hecatombe nuclear iriam sobreviver somente as baratas e a Cher! Ícone da música e do cinema, a estrela anda cada vez mais afastada das telas por conta de suas inúmeras turnês de despedida e convites raros (depois do efeito das plásticas em suas expressões). Em 2003 ela topou o desafio de viver a versão vilanesca dela mesma nessa comédia dos irmãos Farrely, onde ela contrata gêmeos siameses para sabotar seu próprio programa de TV. Até sua preferência por rapazes mais jovens virou piada (já que no filme ela namora Frankie Muniz, então com dezoito anos, mas com carinha de doze).

3 Quero ser John Malkovich (1999) Nenhum dos artistas presentes na lista teve o privilégio de ter o seu nome no título do filme, motivo mais do que suficiente para John Malkovich aparecer por aqui. No filme de estreia de Spike Jonze, os personagens encontram uma passagem secreta para a mente do ator, que passa a suspeitar que existe algo de estranho em seu comportamento cada vez mais imprevisível. A ideia amalucada, serve para o ponto de partida de uma história genial que mistura crise de identidade, necessidade de ser amado e vontade de tornar-se celebridade (ainda que por poucos minutos). Malkovich está mais que convincente no papel dele mesmo a beira do surto...

 2 Eu Ainda Estou Aqui (2010) Quando no final da década passada Joaquin Phoenix causou o maior estardalhaço na mídia quando aparecia chapado em programas de televisão dizendo que iria abandonar  carreira de ator para virar cantor de rap, eu percebi que tudo aquilo era uma armação. Não me surpreendi quando no ano seguinte estreou esse mockumentary criado por Casey Affleck ao lado do astro onde existe o registro dessa transição estapafúrdia na carreira do moço. A crítica se dividiu diante do projeto (talvez com raiva por não ter curtido a brincadeira filmada no ano anterior), mas a carreira de Joaquin seguiu muito bem depois disso com o lançamento de O Mestre (2012), Ela (2013), Era Uma Vez em Nova York (2013), Vício Inerente (2014)...

1 É o Fim (2013) Não lembro de outro filme de ficção onde todos os atores vivem a si mesmo. Esse talvez seja o grande truque dessa comédiota criada por Seth Rogen onde ele e um grupo de amigos tentam sobreviver ao apocalipse - que se inicia durante uma festa na casa de James Franco. Em meio a catástrofe do fim do mundo, o filme brinca com a imagem de seus atores, Jay Baruchel é o amigo esquecido, Seth Rogen é o líder idiota, Franco é o intelectualizado pedante, Jonah Hill é o bonzinho (e a cena em que é possuído torna-se a cena mais hilariante do filme)... enquanto tentam sobreviver eles precisam lidam com participações especiais inusitadas de Emma Watson, Channing Tatum e muitos outros vivendo a si mesmos - além do coisa ruim em pessoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário