terça-feira, 16 de setembro de 2025

4EVER: Robert Redford

18 de agosto de 1936  16 de setembro de 2025

 Charles Robert Redford Jr. nasceu em Santa Mônica na Califórnia filho de uma dona de casa e um contador. Robert já declarou que se considerava um mal aluno em sala de aula e que gostava mais de arte esportes. Após se formar no Ensino Médio foi para Universidade do Colorado, mas em decorrência com o uso excessivo de bebida alcoólica, acabou sendo expulso. Por conta disso foi viajar pela Europa e ao retornar ao seu país, estudou pintura e no Brooklyn e arte dramática na em Nova Iorque. Os primeiros anos de sua carreira foram dedicados ao teatro e participações televisivas nos anos 1960. Sua estreia no cinema foi em Tall Story, onde reprisava o papel que já havia vivido nos palcos. Por Inside Daisy Clover (1965) recebeu o Globo de Ouro de ator revelação e deu início à carreira de uma verdadeira lenda do cinema. Redford atuou em clássicos como Butch Cassidy (1969), O Grande Gatsby (1974), Todos os Homens do Presidente (1976), Entre dois Amores (1985) e Proposta Indecente (1995). Sua estreia como diretor em Gente como A Gente (1980) lhe rendeu o Oscar de melhor direção, levando ainda de melhor filme, roteiro adaptado e ator coadjuvante. Robert Redford dirigiu oito filme ao longo da carreira e atuou em mais de 80 produções, sendo indicado ao Oscar cinco vezes. Seu último trabalho no cinema foi no sucesso Vingadores: Ultimato (2019). O ator faleceu enquanto dormia em sua residência em Utah

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

4EVER: Angela Ro Ro

 05 de dezembro de 1949 ✰ 08 de setembro de 2025
 
Angela Maria Diniz Gonsalves, ficou mais conhecida pelo apelido Ro Ro que recebeu dos meninos durante a infância por conta e sua voz rouca. Angela começou a estudar piano clássico por influência de seu ídolos Elis Regina, Maysa e Ella Fitzgerald e nos anos 1970 foi para a Europa somente com passagem de ida, viveu na Itália onde conheceu o cineasta Glauber Rocha e depois para Londres, onde trabalhou como faxineira e garçonete, apresentando suas composições em apresentações em pubs. Foi por indicação de Glauber Rocha que fez uma participação no álbum Transa (1971) de Caetano Veloso, o que influenciou sua volta para o Brasil. Ao retornar se apresentava em casas noturnas até lançar seu primeiro LP, que recebeu seu nome artístico em 1979. O álbum se tornou um clássico da MPB com sua voz grave, as letras intensas e estilo de uma sinceridade rasgada. Famosa por seu temperamento (e senso de humor cortante), Angela Ro Ro se tornou um dos nomes mais marcantes (e polêmicos) da música brasileira. Nos anos 2000, a artista surgiu mais sóbria, alterando seu estilo de vida e retomou a carreira com novos álbuns e shows. Nos últimos anos viveu dificuldades financeiras e solicitou ajuda nas redes sociais. Angela faleceu em decorrência de uma infecção bacteriana. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

4EVER: Graham Greene

22 de junho de 1952   1º de setembro de 2025

Graham Greene nasceu em uma reserva indígena em Ontário no Canadá e fez história ao ser indicado ao Oscar de ator coadjuvante por seu trabalho no filme Dança com Lobos (1990) de Kevin Costner. Greene começou seu trabalho nos bastidores como engenheiro de som, até dedicar-se à atuação. Graduado pelo Centre for Inigenous Theatre no ano de 1974, ele passou a se dedicar aos palcos até realizar trabalhos para a televisão e para o cinema nos anos 1970. Após sua indicação ao Oscar, recebeu convites para filmes de sucesso como Maverick (1994), Duro de Matar 3 (1995), À Espera de Um Milagre (1999), Transamérica (2005), Crepúsculo (2009) e Terra Selvagem (2017). Entre seus trabalhos mais recentes o destaque estava em séries de TV como Deuses Americanos (2021), Eco (2023) e Reservation Dogs (2023). Greene também era famoso por seu trabalho em campanhas de esclarecimento sobre depressão e no apoio a jovens atores indígenas. O ator faleceu em decorrência de uma doença não revelada.