Sr Raposo e sua turma: belo filme do fabuloso Sr. Wes Anderson.
Engraçado é que antes de cometer Greenberg o nome de Noah Baumbach apareceu nos créditos de um filme deliciosamente espirituoso recomendado para todas as idades. O Fantástico Senhor Raposo, adaptação do saboroso livro de Roald Dahl recebeu até uma indicação ao Oscar de animação no ano passado. Embora Noah não assine a direção do filme seu nome consta na feitura do roteiro ao lado do diretor Wes Anderson. O Fantástico Senhor Raposo foi um dos melhores lançamentos do ano passado e mostrou que a habilidade de Anderson para tocar uma história permanecia intacta, apesar de seus longas anteriores soarem meio mornos. Anderson e Baumbach assinam um roteiro onde suas obsessões estilísticas estão presentes: a família de tipos problemáticos aparece aqui com uma doçura muito mais agradável e verdadeira, talvez por todo o elenco ser formado por bonecos peludos. Sr. Raposo (voz de George Clooney) é um autêntico ladrão de galinhas que tenta ganhar a vida escrevendo crônicas para um jornal. Assim, tenta deixar Dona Raposa (voz de Meryl Streep) satisfeita em pensar que ele aprendeu a controlar seus impulsos mais selvagens, principalmente porque enquanto pai de família (no caso do raposinho com voz de Jason Schwartzman) ele precisa dar o exemplo. As coisas complicam quando se instaura o ciúme com a presença de um sobrinho cheio de habilidades (voz de Owen Wilson) que é convidado a participar das contravenções do tio raposo. O pior é quando as coisas saem do controle e todos os animais da floresta são perseguidos pelos três fazendeiros da região. Claro que a dupla de roteiristas mudou muita coisa (deram contornos mais humanos para os bichinhos do longa e até incrementaram o final), mas conseguiram deixar sua marca durante toda a narrativa – especialmente Anderson que conduz seu elenco como se fosse fortmado por atores de carne e osso (enquanto Baumbach parece acreditar que só os animais tem bondade no coração). A direção de arte é espetacular (como em todos os filmes de Wes Anderson), a trilha sonora é ótima (como em todos os filmes de Wes Anderson) e tem aquele humor ingênuo que nos faz muito bem ver de vez em quando. Curioso notar que Wes e Noah parecem tratar das duas faces de uma mesma moeda: a família. Enquanto o primeiro é espirituoso e carinhoso com as problemáticas desse grupo social, Noah prefere se concentrar no lado mais obscuro de frustrações e ressentimentos desse grupo - sorte que nessa animação essas duas forças se equilibram com perfeição.
O Fantástico Sr. Raposo (Fantastic Mr. Fox/EUA-2009) de Wes Anderson com vozes de George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Owen Wilson e Bill Murray. ☻☻☻☻
AS TRAVESSURAS DE UMA RAPOSA AMBICIOSA A PARTICIPAÇÃO DE UM SOBRINHO A EXCLUSÃO DO FILHO
ResponderExcluir-PARA A INFELICIDADE DESTE,SEMPRE HUMILHADO PELO PAI EM PÚBLICO, ESTE FILME É DIVERTIDO DO CONTEXTO A TRILHA SONORA.