quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

COMBO: Natal Inusitado

Para evitar uma lista com os cinco melhores filmes sobre o Natal resolvi preparar uma lista em que a Noite Feliz é vivida dentro de um contexto completamente diferente do usual. Prepare as rabanadas:

5 Um Dia de Louco (1994) Nora Ephron estava querendo um sucesso no cinema para isso resolveu misturar a docilidade do espírito natalino com uma boa dose de comédia besteirol. O resultado acabou recebendo esse título que tira o ânimo de qualquer Papai Noel, mas é engraçado ao acompanhar as atividades de um grupo de atendentes telefônicos no dia de Natal. Imagine que o lugar é dirigido por Steve Martin e você terá ideia do que está por vir: um travesti (Liev Schreiber, que também fez um travesti em Aconteceu em Woodstock), uma maluquete grávida (Juliette Lewis), um bobo apaixonado (Adam Sandler) entre outros personagens em situações inusitadas - que inclui uma involuntária encenação de um auto de Natal no momento mais meigo do filme.

4 Férias Frustradas de Natal (1989) Comédia natalina é uma coisa até comum, mas de nenhuma delas eu lembro com tanto carinho como essa protagonizada por Chevy Chase e sua família Griswold desastrada. Depois de ir para um parque temático e se perder pela Europa, a família do cara agora enfrenta desventuras de um Natal com tudo para ser um... desastre. Entre castores, centenas de lâmpadas e o peru mais seco da história das ceias natalinas o filme rende boas risadas. Chase continua tendo uma química incrível com sua patroa (Beverly d'Angelo) e o elenco ainda recebeu os acréscimos de Randy Quaid e... Juliette Lewis (quem diria que a moçoila era chegada numa comédia natalina?). Entre as trapalhadas sobra até um espacinho para pequenas lições natalinas.

3 Feliz Natal (2005) Quando lemos o título do filme pensamos logo em Papai Noel, presentes e famílias reunidas, mas esse filme multinacional indicado ao Oscar mostra uma realidade bem diferente, embora ambientada numa história real inusitada. O filme mostra como o exército da França, da Alemanha e da Escócia fizeram uma trégua em meio à Primeira Guerra Mundial, no ano de 1914 para confraternizar com o inimigo no dia 25 de dezembro - fato que acaba mudando a vida de vários personagens. O filme divide opiniões pelo seu tom água com açúcar diante de um aspecto tão delicado como a guerra e a morte de inocentes, mas não deixa de ser interessante conhecer melhor esse acontecimento histórico inusitado. No elenco estão Daniel Brühl e Diane Kruger.  

2 Feliz Natal (2008) Era de se esperar que houvesse mais de um filme com esse nome da história da cinema, mas esse é brasileiro e marcou a estréia do ator Selton Mello na direção. Ao contar a história do reencontro de uma família desajustada na noite de Natal, Mello não tem medo de meter o dedo na ferida de seus personagens com fotografia obscura e closes intensos em seus personagens. Apesar de ser protagonizado por Leonardo Medeiros como o filho que volta para casa na comemoração do Natal, o destaque fica por conta da atuação de Darlene Glória como a mãe alcolizada do clã e de Lúcio Mauro num personagem bem diferente do usual. Mello faz o título soar cada vez mais irônico até o fim da sessão.

1 O Estranho Mundo de Jack (1993) Cada vez que vejo essa animação eu gosto mais dela. Produzido por Tim Burton o filme parte de uma premissa interessantíssima ao contar a história do personagem de Halloween que quer trocar sua data comemorativa pelo Natal. Para isso acaba armando o sequestro do Papai Noel para que possa assumir o posto natalino. Entre músicas irônicas, visual gótico e várias surpresas o filme tem sido considerado um clássico dos filmes de Natal. O diretor realizou recentemente Coraline (indicado ao Oscar do ano passado) e colaborou com Tim Burton na feitura de A Noiva Cadáver, o qual tem grande parentesco com os personagens desse filme que merece ser redescoberto.

Um comentário:

  1. É impossível falar sobre filmes de Natal e não se lembrar de Férias Frustradas de Natal, logo vem na memória a cena do peru esturricado quando a atriz o corta, sai apenas um mísero arsinho kkkkk.A casa toda iluminada com pisca-pisca, a árvore de Natal e as lições de afeto apesar de todo esse caos.O filme é realmente inesquecível e obrigatório.

    ResponderExcluir