sexta-feira, 11 de março de 2011

Combo: Alegorias e Adereços

Como deu para perceber aproveitei o carnaval para hibernar e me recuperar da defesa de minha dissertação (02/03/2011 - veredicto: aprovado). Voltando ao mundo real resolvi celebrar o fim do carnaval com uma lista dos filmes que tem os figurinos mais carnavalescos dos últimos tempos:

5  Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009) O filme de P.J. Hogan  não fez o sucesso esperado, o que é uma grande maldade já que todo mundo conhece uma Becky Bloom  (uma divertida Isla Fischer cheia de óleo de peroba na veia), - isso se não se é uma garota bacana mas que tem problemas sérios com o seu cartão de crédito. Consumista até o osso as coisas terão que entrar nos eixos quando ela vai trabalhar numa revista de economia (quando na verdade queria escrever sobre moda) e tem que mostrar que é menos futil do que imaginam. Nessa jornada debochada de superação Bloom sobrepõe cores, roupas e acessórios sem a menor cerimônia (com ajuda da mesma figurinista de Sex & The City). Mas o filme alcançou seu posto na lista graças a este inesquecível vestido de madrinha de casamento que nem figurinista de novela mexicana teria concebido! Quantas texturas, tecidos, estilos e dividas uma pessoa é capaz de misturar? Essa é a grande reflexão que o filme se propõe...

4  Brüno (2009) Falando no óleo de peroba de Isla Fischer, a coisa deve ser sexualmente transmissível se levarmos em consideração que a moça é casada com Sacha Baron Cohen, pois é o Borat em pessoa! Pois não satisfeito em ser o repórter mais famoso do glorioso Cazaquistão, Cohen resolveu repaginar seu  fashionista austríaco Brüno nas telas de cinema. Sem o cabelo punk e com o cabelo louro ele ressurgiu caindo em desgraça no mundo da moda. Seu programa é cancelado e ele tem que buscar novas formas de permanecer em evidência (seja num programa de TV sem noção mostrando um pênis falante,  adotando crianças africanas, entrevistando Harrison Ford em três segundos ou até se tornando lutador). O filme pode não ter o frescor, os elogios e prêmios de Borat, mas o figurino do personagem só não chama mais atenção do que as piadas grosseiras. A única peça que se sobrepõe às baixarias é este impagável macacão de velcro que marca o início de sua derrocada.

3  O Quinto Elemento (1997) Eu não poderia deixar de fora um filme com figurinos de Jean Paul Gaultier, poderia? O cara que marcou os anos 1990 com os figurinos de Madonna (lembra dos sutiãs cônicos?) assina as roupas deste filme do compatriota Luc Besson. Mistura de video game com filme infantil o longa conta a história futurista de um taxista (Bruce Willis) que tem que proteger uma alienígena (Milla Jovovich) que é capaz de salvar o mundo dos planos de uma malvado vilão (Gary Oldman). É só isso. Entre efeitos especiais e piadinhas que avacalham com os clássicos da ficção científica o toque original ficou mesmo com os figurinos. Da roupa de tiras brancas vestida por Jovovich, passando pelo uniforme de látex laranja de Willis a ousadia estilística chega ao auge na roupa de oncinha do presidente vivido pelo tagarela Chris Tucker. Enfim, um verdadeiro samba do estilista doido!

2  A Cela (2000) Jennifer Lopez tentou mostrar que era uma atriz competente ao embarcar nessa maluquice do diretor indiano Tarsen. O filme mistura referências de O Silêncio dos Inocentes com Quero Ser John Malkovich para contar a história de uma psiquiatra (Lopez) que pode entrar na mente de um criminoso (Vincent D'Onofrio) para desvendar seus crimes e sua personalidade sombria. Trata-se de um tipo de filme que para apreciar  você nem precisa entender, ou melhor, você pode até diminuir o volume da exibição até não ouvir nada. O diretor (famoso pelo clipe Losing My Religion do REM) cria cenas de visual tão elaborado que nem ligamos para o fato de nada fazer  sentido. Confuso, sombrio e de bela direção de arte o filme se tornou o sucesso por cenas como a que descobrimos que a capa do personagem reveste as paredes de seu inconsciente. Hoje o filme tem até outro atrativo: Vince Vaughn na época em que ainda se levava a sério.

1  Priscilla - A Rainha do Deserto (1994) Ganhador do Oscar de figurino (e que chamou atenção pela saia do figurinista e do vestido feito de cartões de crédito de sua parceira) este filme australiano mostrou que os figurinos exuberantes das drag queens cairiam muito bem numa telona. Priscilla é um ônibus pilotado por três drag queens (o ex-galã Terence Stamp, o então novato Guy Pearce e o futuro agente Smith de Matrix, Hugo Weaving) pelo deserto da Autrália. Entre incompreensões, situações inusitadas e algum romance, os três procuram colorir um pouco a paisagem árdua com seus figurinos inacreditáveis. Tem de tudo: roupas inspiradas em lagartos, tecidos prateados ao vento, pluma, paetês, perucas e tudo combinando com a trilha disco. Não consigo imaginar um filme mais carnavalesco em sua essência! E não se preocupem, como diria a filósofa Gloria Gaynor: I will survive... hey hey!

Nenhum comentário:

Postar um comentário