domingo, 22 de maio de 2016

MOMENTO ROB GORDON: Novos Diretores Italianos

O cinema italiano já nos presenteou com vários mestres da sétima arte: Federico Fellini, Sergio Leone, Vittorio de Sica, Antonioni, Pasolini e Ettore Scola. Algumas décadas atrás foi a época de Nani Moretti e Giuseppe Tornatore também alcançarem a fama à sombra de verdadeiras lendas do cinema. Recentemente uma nova geração de diretores italianos começou a chamar atenção em festivais e salas de cinema. A qualidade de seus trabalhos já rendaram convites para filmar em outros países carentes de novas ideias. Dentre os nomes que se destacam no novo cinema italiano eu preparei essa lista com os meus cinco favoritos. 

05 Daniele Luchetti 
O mais experiente da lista nasceu em Roma no ano de 1960 e filma desde 1985 - quando era um dos jovens cineastas mais promissores de seu país. Luchetti já foi indicado duas vezes à Palma de Ouro no Festival de Cannes (a última dela pelo comovente A Nossa Vida/2010 que rendeu o prêmio de melhor ator para Elio Germano - que dividiu o prêmio com Javier Bardem por Biutiful). A crítica costuma dizer que Daniele exagera no melodrama, mas ele não se importa.  Depois de doze filmes e doze prêmios internacionais, ele lançou no ano passado a cinebiografia do Papa Francisco, chamado Chiamatemi Francesco - Il papa della Gente que ainda não tem data de estrear no Brasil. 

04 Gabriele Muccino
Nascido na cidade de Roma em 1967, lançou seu primeiro filme em 1996, mas ficou conhecido mundialmente com sua terceira obra, o sucesso O Último Beijo/2001 (que ganhou  o prêmio da audiência no Festival de Sundance, uma refilmagem americana e uma sequência em 2010). O sucesso lhe rendeu convites para filmar em Hollywood - foi quando trabalhou com o astro Will Smith em À Procura da Felicidade/2006 e Sete Vidas/2007. Recentemente ele filmou com  Russell Crowe o elogiado Pais & Filhas (2015) ainda inédito por aqui.  Com nove filmes no currículo, Muccino já recebeu doze prêmios internacionais. 

03 Matteo Garrone 
Nascido em 1968 na cidade de Roma, Garrone lançou seu primeiro longa metragem em 1996, mas ficou famoso mundialmente em 2008 - quando lançou o violento Gomorra sobre criminosos italianos. O filme gerou muita polêmica além de fama mundial após receber o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Gomorra foi aclamado como um dos melhores do ano, sendo indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro - gerando até uma série de TV! Garrone voltou à Cannes com Reality, causando comoção por ter escolhido um presidiário para ser protagonista. O filme lhe rendeu mais uma vez o prêmio do júri no festival e três anos depois fez seu primeiro filme em inglês (O Conto dos Contos/2015). Em sua carreira Garrone já coleciona mais de 30 prêmios internacionais. 

02 Paolo Sorrentino
Se você acompanha cinema nos últimos anos sabe que o napolitano Sorrentino está no auge! Dono de 51 prêmios internacionais, este cineasta nascido em 1970 filma desde 1994, sendo indicado seis vezes à Palma de Ouro em Cannes - uma delas por Il Divo (2008), a cinebiografia de Giulio Andreoti (escolhido primeiro ministro sete vezes desde a restauração da democracia italiana em 1946). O filme foi um dos filmes europeus mais comentados daquele ano e foi indicado ao Oscar de melhor maquiagem. Depois ele lançou Aqui é o meu Lugar - que recebeu somente o Prêmio Ecumênico em Cannes e em 2014 ganhou o Oscar de Filme Estrangeiro com o aclamado A Grande Beleza e voltou a filmar em inglês no ano passado com Juventudeque concorreu ao Oscar de Melhor Canção. Sorrentino gosta de acompanhar a trajetória pessoal de seus personagens de uma maneira única (e com senso estético apuradíssimo) - e, ao que parece, é o novo diretor italiano favorito da Academia! 

01 Saverio Costanzo
O romano Saverio Costanzo é o mais jovem da lista. Nascido em 1975 ele começou a carreira como documentarista em 2002 e gosta de contar histórias repletas de personagens complexos - alimentando-os com uma humanidade ímpar. Enquanto seus colegas ganham espaço no Festival de Cannes, ele consegue renome no Festival de Veneza, especialmente com seus dois filmes mais conhecidos: o excelente A Solidão dos Números Primos (2010) e o angustiante Corações Famintos (2014), onde trabalhou com o astro americano em ascensão Adam Driver. Com seis filmes no currículo, Costanzo ainda é o responsável pela série In Treatment (o nosso Sessão de Terapia) em seu país. Com dezesseis prêmios no currículo, Saverio já é um dos meus cineastas favoritos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário