sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PL►Y: Procurando Dory

Nemo, Marlin e Dory: nova aventura marítima. 

Não foram poucos que consideraram que a peixinha azul com problemas de memória Dory havia roubado a cena no (já?) clássico Procurando Nemo (2003) e, em uma época onde as sequências ocupam a maior parte das salas de cinema, nada mais óbvio que Dory receba um filme para chamar de seu. Forte candidato ao Oscar de animação no ano que vem, Procurando Dory repete o universo de Nemo, mas desenvolvendo um pouco mais a história da querida personagem desmemoriada. Aqui conhecemos um pouco mais da trajetória de Dory, descobrindo que seu problema de perda de memória recente acontece desde que era pequena (e com olhos enoormes) e que gerou até um drama familiar do qual ela lembra no decorrer do filme. A partir daí, ela parte em uma jornada que a coloca de frente com suas origens e muitos desafios. Assim como no filme anterior, a ambientação marítima é feita no capricho, deixando o filme muito agradável de se assistir, mas que perde o gosto de novidade por ser muito parecido com Procurando Nemo, do qual aproveita vários personagens e referências (afinal, nós descobrimos como Dory aprendeu a falar baleiês) a partir do momento que Dory se perde e o pequeno peixe palhaço, ao lado do pai zeloso passam a procurar a amiga. Aqui a diferença é que ela não termina presa no aquário, mas num parque aquático no qual reencontra uma antiga amiga. A estrutura entre os filmes é praticamente a mesma, a sorte é que ela continua funcionando pela habilidade da produção em construir uma aventura protagonizada com animais marítimos. No entanto, o que mais me chamou atenção é que muitos abraçaram Procurando Nemo por conta do peixinho ter uma nadadeira que não se desenvolveu como deveria, gerando o excesso de proteção por parte do pai viúvo. Esse detalhe motivou discursos inclusivos entre o público. Em Procurando Dory esse detalhe recebe mais destaque, além de Nemo aparecer em toda a sua esperteza, aparece a dificuldade de Dory em memorizar, como ainda surge uma personagem praticamente cega e outro que teve um membro amputado. Ao que parece a Disney e a Pixar perceberam na inclusão um campo vasto para novos personagens. 

Procurando Dory (Finding Dory) de Andrew Stanton e Angus MacLane com vozes de Ellen DeGeneres, Albert Brooks, Ed O'Neil, Ty Burrell, Diane Keaton e Eugene Levy. ☻☻

Um comentário:

  1. Amei o roteiro que sabe explorar características do fundo do mar, uma animação belíssima e, é claro, Dory e seu baleiês. Amei o trabalho de Kate Mckinnon no filme, ela sempre achei o seu trabalho excepcional, amo os Kate Mckinnon filmes, ela sempre demonstrou por que é considerada uma grande atriz, desfrutei do seu talento neste filme A Noite Delas faz uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem.

    ResponderExcluir