sábado, 4 de outubro de 2014

Combo: Passagem do Tempo

Ao contrário do que muita gente pensa, Boyhood não é o primeiro filme a registrar cenas com seu elenco ao longo dos anos. O filme de Richard Linklater demorou doze anos para ser feito, registrando a passagem da infância à adolescência de seus protagonistas. Ao longo dos anos, outros filmes partiram da mesma premissa:

5 - Irmãs Jamais (2010) de Marco Bellochio deve ser o filme menos conhecido dessa lista. O filme italiano foi lançado há quatro anos, sendo o resultado de um projeto para especialização cinematográfica criado pelo diretor. Narrado em pequenos episódios filmados de 1999 até 2008 no cerne de uma família, o filme conta a história das filhas de Sara, mulher que busca a carreira de atriz e deixa as filhas aos cuidados de duas tias (que temperam o filme com humor). Alternando o registro documental com o ficcional, a fotografia escura pode incomodar, assim como a indefinição da narrativa, mas a ideia até que funciona.

4 - Todos os Dias (2012) é dirigido por Michael Winterbotton (que consegue misturar ficção e documentário com maestria em vários filmes) e conta a história de um casal entre 2007 e 2012. A história gira em torno dos anos em que Ian (John Simm) ficou preso e o ápice de seus dias como detento é receber a visita da esposa (Shirley Henderson) e dos filhos. Winterbotton conta com excelente química entre seu elenco para captar realisticamente a magia do cotidiano dessa família comum, ao qual o pai está bem distante. O filme diz o tempo todo que essa é a maior punição de Ian - perder o que a vida tem de mais belo e comum ao lado da família. 

 3 - Basquete Blues (1994) causou a maior comoção quando chegou aos cinemas, chegando a ser considerado forte ameaça a Forrest Gump e sua premiação na categoria de melhor filme no Oscar, mas o filme acabou indicado somente ao prêmio de edição (e acabou perdendo). O filme conta a história de dois garotos que pretendem passar de jogadores de basquete colegiais à profissionais. William Gates e Arthur Agee são seguidos pela câmera do diretor Steve James no que seria o projeto de um curta-metragem, mas a trajetória de ambos foi tão interessante que a filmagem durou cinco anos! Simplesmente emocionante. 

02 Harry Potter (2001-2010) Não tem como evitar lembrar que acompanhamos o crescimento de Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson por dez anos em que a saga do bruxinho mais popular do cinema esteve nos cinemas. Nos filmes da série as crianças inglesas cresceram debaixo da desconfiança de críticos que sempre reclamaram de suas atuações, mas hoje o trio já mostrou que tem potencial para carregar filmes fora da milionária franquia. A ideia da série sempre foi acompanhar o crescimento dos personagens, o filme seguiu o mesmo caminho e, se todos os filmes do bruxinho formam um único, esse filme merece estar nessa lista como todos os outros. 

1 - Anna dos Seis aos Dezoito (1993) o diretor russo Nikita Mikhalkov foi o primeiro a ficar conhecido por acompanhar a passagem do tempo através do crescimento de uma criança diante de uma câmera. O filme que acompanha o crescimento de sua filha Anna com pequenas filmagens anuais (e algumas perguntas ao longo dos anos) emocionou muita gente ao mostrar as mudanças das percepções de uma criança sobre o mundo ao seu redor - além de seu amadurecimento diante dos olhos do pai. Simplesmente fofo - e você pode fazer o mesmo em casa, só precisa ter talento (e paciência) para editar com genialidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário