domingo, 2 de novembro de 2014

APOSTAS PARA O OSCAR 2015 - Capítulo I

Esse ano demorei um pouco mais para arriscar meus palpites para a temporada de ouro que culmina no Oscar. O motivo para isso não foi insegurança, mas o apreço por um ano em que os lançamentos superaram minhas expectativas. O fato é que alguns fortes candidatos às estatuetas já foram até lançados no Brasil, basta lembrar de O Grande Hotel Budapeste e Era Uma Vez em Nova York ambos com chances concretas de cravar indicações, seguidos de Garota Exemplar (que pode ser lembrado em algumas categorias - principalmente no que se refere às suas atrizes) além de Boyhood que acaba de estrear por aqui. Ah, claro, não custa lembrar que nos meus palpites para o Oscar 2014, dos cinco mencionados, todos foram indicados ao prêmio principal (incluindo que mais levou estatuetas para casa, o Melhor Filme e os ganhadores dos prêmios de ator, atriz coadjuvante e ator coadjuvante), ou seja: os grandes ganhadores do ano podem estar logo aí embaixo:

Birdman
Parece que depois de sua separação traumática com o roteirista Guillermo Arriaga, o diretor Alejandro González Iñárritu encontrou seu caminho. Após dramas pesadões, o diretor investe em sua primeira comédia. Mas não se trata de uma comédia simples, contando a história de um ator decadente (Michael Keaton) que ficou famoso décadas atrás por encarnar um super-herói (ei!) que está prestes a fazer as pazes com a fama numa peça da Broadway, Birdman é celebrado por suas várias camadas metalinguísticas. História esperta, atores inspirados (Emma Stone, Naomi Watts, Edward Norton...) e uma montagem sagaz que imita um plano sequência faz de Birdman um forte concorrente nas premiações que se aproximam. 

Foxcatcher
O novo filme de Bennet Miller era para ter sido lançado ano passado, mas os estúdios consideraram que havia concorrência demais. Com o lançamento adiado para o Festival de Cannes/2014, o filme saiu de lá com seu diretor considerado o melhor do Festival e ainda com uma campanha vigorosa que permanece intacta até agora. O filme é baseado na relação do lutador olímpico Charles Schultz (Channing Tatum) com o milionário John Du Pont (Steve Carrell, irreconhecível e muito elogiado), que o convida para fazer parte de sua equipe. O problema é que Du Pont é mais excêntrico do que o atleta imagina, tornando sua vida um tanto complicada. 

A Teoria de Tudo
Dramas baseados em histórias reais sempre chamam atenção com seus personagens conhecidos, o que dizer então de um filme baseado na história de um dos maiores cientistas de todos os tempos? Dirigido pelo premiado James Marsh, o filme conta como o jovem astrofísico Stephen Hawking (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo e ainda encontrou tempo para flertar com Jane Wilde (Felicity Jones, será que dessa vez ela consegue ser indicada?), que se tornaria sua esposa. O que deve agradar ainda mais a Academia é a forma como o filme aborda o diagnóstico de uma doença degenerativa (quando Hawking tinha apenas 21 anos) e seu impacto no casamento com Jane. 

O Jogo da Imitação
Outro personagem real que ganha as telas na temporada de ouro é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), matemático inglês, especialista em lógica que auxiliou os EUA a decifrar mensagens de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. Além de seu trabalho durante o período conturbado da História, Turing tinha problemas em lidar com sua homossexualidade, o que o vez perseguir uma cura inexistente - o que lhe rende um punhado de tragédias pessoais. Dirigido por Morten Tyldum e estrelado por nomes britânicos em ascensão (Keira Knightley, Mark Strong, Matthew Goode...) o filme não deve ser esquecido entre os indicados. 

Interstelar 
Prestes a estrear no Brasil, o novo filme de Christopher Nolan tem como maior desafio driblar os preconceitos contra o gênero ficção-científica nas premiações. Estrelado por alguns queridos nas últimas edições do Oscar (Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastain), o filme conta uma jornada espacial (inspirada em Stanley Kubrick, claro!) que busca planetas com recursos naturais capazes de preservar a vida da humanidade. Cheio de efeitos especiais e com uma trama que investe nos dramas dos personagens no espaço (e na terra), o filme terá que driblar com o espetacular Gravidade na memória recente da Academia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário