quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MOMENTO ROB GORDON: CineRobôs

5  - Gigante de Ferro (Gigante de Ferro/1999)
O filme de estreia do diretor de Os Incríveis/2004 teve que se contentar com o fracasso nas bilheterias. Confiante do que tinha em mãos, a Warner teve enormes dificuldades na distribuição do seu filme, ao ponto de cancelar seu departamento de animação com medo de outro fracasso. O fato é que a história do robô (construído para ser uma arma) e sua amizade com um menino torna-se uma bela fábula antibelicista. Ambientado num tom de paranoia, Gigante de Ferro é um personagem que conquista fácil (curiosamente ele tem voz de Vin Diesel que recentemente interpretou outro personagem de poucas falas: o Groot de Guardiões da Galáxia/2014) por mostrar em suas expressões que mesmo construído para matar, ele pode redimir-se por sentimentos bastante nobres.

4 - WALL.E (WALL.E/2008)
Talvez num futuro próximo, a tecnologia deixe todos os homens gordinhos de tão sedentários e a Terra se torne um grande depósito de entulhos. Nesse futuro possível que vive o robozinho Wall.E, um coletor de lixo que acaba se apaixonando e vivendo uma aventura no espaço. O personagem carismático tem o grande desafio de prender a atenção da plateia durante boa parte do filme emitindo somente ruídos num ambiente de lixão. O Oscar de melhor animação comprovou que o robozinho alcançou seus objetivos. 

3 - TARS (Interestelar/2014)
Um dos melhores personagens do novo filme de Christopher Nolan é um robô bastante estranho, que lembra o monolito de sua fonte de inspiração (2001 - Uma Odisseia no Espaço/1968). No entanto, sua estrutura física pode limitar seus movimentos, mas ainda assim é capaz de surpreender quem lhe confia missões bastante perigosas. TARS ainda tem um senso de humor bastante peculiar, (ainda que ajustável) que ajuda a solidão no espaço ser um pouco mais agradável. 

 2 - Marvin (O Guia do Mochileiro das Galáxias/2005)
Poucos robôs são dignos de culto antes de sua ida para as telonas, nesse clube se encontra Marvin o robô mais depressivo do universo! Cultuado já no livro de Douglas Adams, o personagem inspirou até uma música do Radiohead (Paranoid Android do histórico álbum Ok, Computer). Inteligente como todos os robôs, Marvin sabe que as possibilidades de tudo dar errado é muito grande (especialmente depois que a Terra foi demolida por uma construtora alienígena pelo simples fato de estar no meio do caminho de uma obra). Seu baixo astral o torna ainda mais divertido!

1 - C-3PO & R2-D2 (Star Wars/1977)
O motivo dos inesquecíveis personagens da saga de George Lucas aparecerem em primeiro lugar não apenas por eu querer me livrar de outro apedrejamento, mas porque a soma da força de ambos fizeram essa colocação, afinal, eu poderia separar os dois? Os dois funcionam juntos, como Bonnie & Clide, Timão & Pumba ou Thelma & Louise! Ou seja, uma dupla clássica da história do cinema! Ajudando mestre Luke em sua luta contra o lado negro da força, os dois personagens atravessam muitos problemas com mais dignidade do que muito ator de carne e osso que tem por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário