sábado, 2 de julho de 2011

Combo: (pós) Clube do Mickey

O Mickey Mouse Club era um seriado bancado pela Disney e se dedicava muitas vezes a exibir desenhos produzidos pelo estúdio de Walt Disney. O programa começou a ser exibido na década de 1950 e ajudou na construção da Disneylândia enquanto exibia notícias, músicas, desenhos e piadas. Nesta década serviu para revelar a atriz Candice Bergin. O programa acabou sendo cancelado e retornando no ano de 1962 tendo exibições esporádicas na década de 1970. Em 1989 o programa ressurgiu com um elenco multi-étnico que revelou alguns artistas que procuram espaço no mundo cinematográfico. Alguns com sucesso, outros... nem tanto...

5 Crossroads - Amigas para Sempre (2001) Britney Spears provou neste filme que é uma ótima... loira (chamar de ótima cantora é uma ofensa às demais). Fazia tempo que Britney procurava um roteiro que lhe interessasse, o impressionante é que achou que seu público ia curtir essa bomba com um roteiro super-original! Uma garota que mora com o pai (Dan Aykroyd pagando os pecados) resolve se juntar às amigas numa jornada em busca de sua mãe (Kim Catral em papel que Madonna recusou ofendida!). As três patetas (perdão Zoe Saldana) viajam pelo país e oferecem carona para um rapaz com pinta de rebelde de butique e... o coraçãozinho da loira começa a questionar se está preparada para perder a virgindade. Que lindo! Para completar o desastre Spears canta na trilha sonora! Britney participou do programa do Clube do Mickey de 1993 à 1994, pois é minha gente, infelizmente as pessoas crescem e ganham o framboesa de ouro por canastrices caça-níqueis como essas!

4 Burlesque (2010) Christina Aguilera buscava um caminho para deixar de ser ofuscada por outras cantoras pop que não possuem sua potência vocal impressionante, pena que Burlesque é quase um desastre cinematográfico: um amontoado de clichês, figurinos e números de gosto duvidoso, mas que pode agradar os fãs do gênero - especialmente por contar com nomes de peso como Cher e Stanley Tucci para dar apoio à estreia de Aguillera no cinema. Pena que o diretor Steve Antin não teve o senso de criar um dueto de suas estrelas entre os 12 números musicais que o filme possui. Quer saber a história? Uma garota vem do interior e vai trabalhar numa casa de show decadente como garçonete, lá conhece um carinha, o que provoca ciúme na estrela do espetáculo e blábláblá. Pode não ser nenhuma Brastemp, mas conseguiu três indicações ao Globo de Ouro - levando a de melhor canção por You Haven't see the last of me (cantada por Cher). Sem falar que a trilha sonora ganhou disco de ouro por quase um milhão de cópias vendidas! 

3 Alpha Dog (2006) Desd'esse filme que Justin Timberlake  tem demonstrado que seu maior mérito como ator é coragem - já que tem uma queda por produções bizarras como Southland Tales (2006), Entre o Céu e o Inferno (2006) e O Guru do Amor (2007). Ele chegou a estar exageradamente cotado  para o Oscar de coadjuvante por A Rede Social (2010), no entanto, ainda considero sua melhor atuação o papel do delinquente encarregado de vigiar o moleque sequestrado por um bando de traficantes mequetrefes neste filme irregular. Apesar do elenco contar com boas atuações de Sharon Stone, Bruce Willis e Ben Foster, é ao personagem de Timberlake que nos apegamos em meio ao caos que exibe a ausência completa de valores de um grupo de adolescentes americanos viciados e sem nada na cabeça (nem roteiro). Seu Frankie é o personagem que mais parece ter carne e osso em meio à trama. O cantor já acumula treze filmes (contando com a dublagem em Zé Colmeia e Shrek III) e três deles devem estrear neste ano.

2 Garçonete (2007) Keri Russel provou neste filme que podia carregar um filme nas costas depois de anos em pequenos papéis, mesmo tendo recebido o Globo de Ouro de atriz dramática pela série Felicity em 1998. Russell participou do Clube ao lado desse pessoal somente no ano de 1993 porque ficou entusiasmada em ser atriz ao participar que Querida Estiquei o Bebê no ano anterior. Apesar de já ter participado de mais de uma dezena de produções, somente em Garçonete todo mundo percebeu que Keri havia crescido e estava preparada para papéis maduros. O filme de visual colorido esconde uma dramédia simpática sobre uma jovem infeliz que se depara com os problemas no relacionamento com o namorado e com uma gravidez indesejada. Poderia ser um filme comum se isso não influenciasse na sua criatividade culinária. Desde então Russell tem feito pelo menos um filme por ano (neste ano ela está em Goats ao ldo de Vera Farmiga e David Duchovny). 

1 Half Nelson (2006) Ryan Gosling deixou claro que era o mais bem sucedido membro pós-Clube do Mickey ao conseguir sua indicação ao Oscar pelo papel do professor viciado em crack. Dizem que seu gênio não é fácil e isso lhe livra de micos de estrelar filmes como Um olhar do Paraíso (2009) de Peter Jackson - o qual abandonou prestes a começar as filmagens.   Gosling interpreta Daniel Dunne um professor de Nova York que está à beira de um colapso emocional por sua existência sempre claudicante. Em meio ao caos ele começa a ter uma grande amizade com uma garota que aprecia a sua companhia mesmo com suas imperfeições. O ator merece elogios pela forma como encarna um tipo problemático (mais uma vez) explorando nuances totalmente diferentes dos seus outros papéis. Só para matar a curiosidade, o título se refere à um golpe de luta livre que imobiliza o adversário - sensação que temos a todo momento na atuação desse ex-membro do Clube do Mickey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário