segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Combo: Black Mirror Movies

Depois de ver o fracote Nerve (2016) não pude deixar de lembrar de outros filmes que parecem episódios de Black Mirror, a série que ganhou uma nova vida ao ser relançado no Netflix no ano passado. A Aclamada série criada para a TV britânica por Charlie Brooker mostra histórias de como a humanidade fascinada pela tecnologia, pode se tornar vítima de situações de puro horror e suspense. A seguir cinco dos filmes que sempre me lembram que poderiam figurar entre os capítulos mais clássicos da série: 

5 A Rede (1995) Este filme estrelado por Sandra Bullock está muito longe de ser excepcional, mas ficou mais assustador com o passar do tempo - que nos fez conhecer várias Angelas Bennetts -   e nem me refiro ao fato dela não largar o notebook sequer quando vai para a praia! No filme de Irwin Winkler Angela literalmente perde sua identidade quando ela se torna vítima de uma conspiração, que troca sua vida imaculada por de uma outra mulher! Com a ficha suja mundialmente graças à internet, Angela sofre um bocado para tentar ter a vida de volta! Isso não parece familiar? Hoje não parece uma história muito original, já que tornou-se um risco óbvio demais para render algo surpreendente. 

04 Contra do Tempo (2013) O filme de Duncan Jones tem a maior cara daqueles episódios mais elaborados de Charlie Brooker. Colter Stevens é um ex-soldado que sempre acorda dentro do mesmo trem e tem oito minutos para evitar que uma bomba exploda. O que Colter não faz ideia é que os oito minutos irão se repetir ao infinito já que ele faz parte de uma experiência bizarra de viagem no tempo. Não busque muitas explicações e embarque nesse delírio estrelado por Jake Gyllenhaal, Vera Farmiga e Michelle Monaghan que mostra como experimentos tecnológicos podem ser realmente assustadores (e antiéticos). 

03 Ela (2013) As pessoas andam tão grudadas com seus celulares que acredito que os aparelhos são os melhores amigos de muita gente - ainda mais daqueles que já choraram pela morte de seus tamagotchis! Não duvido que em breve teremos várias histórias como a de Theodore (Joaquin Phoenix), homem solitário que sobrevive ao divórcio e acaba se apaixonando por Samantha, um sistema operacional criado para ajudá-lo a administrar sua rotina (e com voz de Scarlett Johansson). Spike Jonze levou o Oscar de roteiro original pela forma melancólica (e sem maldades) com que conta essa história de amor improvável que não deixa de refletir nosso fetiche pela tecnologia. 

02 Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004) Quem nunca pensou em apagar da memória aquele relacionamento que parecia ser o grande amor de sua vida e depois trouxe apenas a dor do fim? Pois Charlie Kauffman mostra que existe um tratamento (estranho, é verdade) para resolver sua dor de cotovelo, só que talvez no meio do tratamento você descubra que manter na memória os melhores momentos que viveram juntos seja o melhor a fazer! Essa comédia romântica doida ganhou o Oscar de roteiro original, indicou Kate Winslet ao prêmio de atriz e ainda traz a melhor atuação de Jim Carrey de todos os tempos. 

01 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968) Não precisa dizer que o filme de Stanley Kubrick marcou época por virar do avesso as convenções da ficção científica. Ritmo lento, longos silêncios e muito existencialismo fazem a glória do filme! No entanto... existe algo mais Black Mirror do que uma viagem intergaláctica onde os astronautas são traídos pelo sistema operacional da nave? Como esquecer de HAL, o robô que se volta contra a tripulação por conta de um pequeno mal entendido e os deixa correndo risco de vida no meio do espaço? HAL entra fácil no grupo de piores vilões do cinema - e serviu de inspiração para todos os outros robôs que se tornam ameaças para seus criadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário