segunda-feira, 23 de abril de 2018

Pódio: Toni Servillo

Bronze: o viciado em jogo. 
Nascido em 1959 e trabalhando no cinema desde 1992, faz algum tempo que Toni Servillo é o ator mais requisitado do cinema italiano. Dono de um estilo versátil, ele é capaz de expressar vários sentimentos com uma única expressão. Esta marca de seu talento pode ser vista especialmente neste filme onde ele interpreta um homem que rouba dinheiro do trabalho para sustentar o vício em jogos. Apelidado de Gobaciof (por conta da famosa mancha na testa), ele nem lembra mais do seu nome verdadeiro, mas quando se apaixona por uma jovem chinesa sua vida parece prestes a mudar - mesmo que ele não seja de falar muito e ela não saiba uma palavra em italiano.

Prata: o primeiro ministro.
2º O Divo (2008)
Boa parte do prestígio da carreira de Servillo foi conquistada por suas colaborações com o excepcional diretor italiano Paolo Sorrentino.  Os dois fizeram vários trabalhos juntos (o mais recente é uma biografia de  Berlusconi que estreia neste ano). A dupla começou a extrapolar o cinema italiano com este retrato do político democrata cristão Giulio Andreotti (que foi primeiro ministro italiano sete vezes desde 1946). Servillo está perfeito no papel e ganhou vários prêmios por, chegando a ficar na mira do Oscar (que indicou o filme somente ao prêmio de melhor maquiagem, vá entender...). 

Ouro: o jornalista bon vivant.
Quando você achava que Servillo já havia feito as atuações mais marcantes de sua carreira, chegava aos cinemas este filme premiadíssimo desde a sua estreia em Cannes. Ganhador do Oscar e do Globo de Ouro de Filme Estrangeiro, o diretor Paolo Sorrentino nos convida por uma viagem imagética por uma Itália contemporânea que ora reflete, ora distorce referências de seus clássicos na telona. Povoada por intelectuais desiludidos, artistas que não sabem bem para onde ir e uma classe privilegiada que só se importa com festas, o filme apresenta um mundo belo, mas um tanto oco. Nesta jornada é o esperto Jep Gambardella (Servillo) que guia o espectador com charme e um humor bastante mordaz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário