Johnson, Moretz, Cage e Plasse: O heroísmo segundo Mathew Vaughn
Se neste ano Nicolas Cage errou feio em Aprendiz de Feiticeiro ele conseguiu um acerto, a adaptação de Matthew Vaughn para a HQ Kick-Ass. Está certo que ele é coadjuvante na trama, mas sua participação consegue imprimir ao personagem um misto de heroísmo e insanidade que lhe caem muito bem. Kick-Ass parece um filhote de Watchmen, uma releitura teen de heróis em contato com o mundo real. Vaughn ousa não ter pudores em colocar adolescentes em situações violência buscando um equilíbrio perigoso entre padecer do próprio alvo de sua crítica. Sorte que Vaughn é esperto. O filme não foi bem na bilheteria americana, mas quem se importa? Trata-se de um dos filmes mais espertos desse ano e que se a Academia não fosse tão conservadora poderia colocá-lo entre os indicados ao Oscar em algumas categorias. O filme acompanha as desventuras do adolescente nerd (Aaron Johnson) que resolve se vestir de super-herói e combater o crime. Obviamente que num filme que se pretende realista ele se torna um verdadeiro saco de pancada dos marginais de toda a espécie. Paralelo à essa trama conhecemos uma garotinha, que foi treinada desde cedo para ser uma verdadeira máquina mortífera - para vingar a morte de sua mãe. Chamada Hit Girl (a ótima Chloe Moretz), ela foi treinada pelo seu pai Big Daddy (Cage) para se tornar uma heroína eles logo se juntam ao espancado Kick Ass mais para protegê-lo do que por necessidade, logo os destinos de ambos irão se cruzar com o grande vilão da cidade (o vilão do momento Mark Strong) e seu filho, o alter-ego do misterioso Red Mist (o muito bom Christopher Mintz-Plasse). Apesar de alguns exageros o filme consegue ser divertido e ainda trazer referências do mundo das HQs, pode não agradar todo mundo – vi o filme no cinema e vi que muita gente ficou surpresa com o que estava na tela. Longe de ser bobo (apesar de seu início querer dizer o contrário) o filme descasca nosso culto aos heróis sem ingenuidade. Mas se algo incomoda, a pequena Chloe Moretz tem a tarefa de nos fazer esquecer as imperfeições e aproveitar a sessão com sua espada que corta vilões como se fossem de manteiga - o filme é literalmente dela – afinal, trata-se do filme de herói que Vaughn queria fazer desde que produzia os filmes de Guy Ritchie: violento, moderninho e de sorriso nervoso estampado por debaixo da máscara. Veremos se ele repetirá o estilo em X-Men First Class.
Kick Ass – Quebrando Tudo (Kick Ass/ EUA-Inglaterra, 2010) de Matthew Vaughn com Aaron Johnson, Chloe Moretz, Mark Strong e Christopher Mintz-Plasse. ☻☻☻☻
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