quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

INDICADOS AO OSCAR 2011: ATRIZ COADJUVANTE


Até o dia da premiação do Oscar pretendo me dedicar a esmiuçar os indicados deste ano, sendo assim resolvi começar por uma das categorias mais disputadas desse ano: Atriz coadjuvante.

AMY ADAMS (O Vencedor) Se histórico de indicações é um critério para se ganhar, Amy Adams é a favorita. Em menos de uma década esta é sua terceira indicação. Todas foram na categoria de coadjuvante, mas quem se importa? Amy concorreu antes por roubar a cena no indie Retratos de Família (2005) depois foi lembrada por sua freira de bom coração em Dúvida (2008) e agora abandona seus bons modos de moça direita no papel mais diferente de sua carreira, no filme de David O. Russel ela é uma namorada à altura de um boxeador de filme sarjeta. A indicação confirma que Amy é uma das atrizes mais queridas da academia e sua maior concorrente é sua colega de elenco Melissa Leo.


HAILEE STEINFELD (Bravura Indômita) A estreante de quatrorze anos caiu nas graças dos irmãos Coen e desde que a refilmagem do clássico de John Wayne foi exibida muitos já clamavam por uma indicação para a pré-adolescente. Na versão dos Coen o papel de Matti Ross, a garota que acompanha um cowboy caolho na busca dos assassinos de sua família ganhou mais destaque - e Hailee mostrou que trata-se de uma pequena grande atriz que não pode ter seu poder de fogo subestimado. Mas desde que Anna Paquin foi premiada na mesma categoria por O Piano (1993)que uma pessoa menor de idade não leva um Oscar para casa. Será que Hailee quebra a tradição?

HELENA BONHAN CARTER (O Discurso do Rei) 2010 foi um ótimo ano para senhora Tim Burton, além de salvar Alice da vala como a cabeçuda Rainha Vermelha, Helena ainda aparece em todas as premiações como a rainha Elizabeth I, esposa do Rei George VI que luta intensamente contra sua gagueira. A sintonia da atuação de Carter com Firth é um dos pontos altos do filme e transborda humanidade. Helena não era lembrada pela academia desde sua atuação em Asas do Amor (1997), pelo qual concorreu ao prêmio de melhor atriz. Acho que a indicação veio somente agora porque Helena se dedica a um papel normal depois de anos fazendo tipos (deliciosamente) estranhos, seja nos filmes de Harry Potter, nos longas do marido ou em Clube da Luta (1999).

JACKIE WEAVER (Animal Kingdon) A atriz australiana com 40 anos de carreira no cinema é uma estreante no Oscar. A lembrança de sua intensa atuação ganhou força com a proximidade das premiações - apesar de se tratar de uma atuação num filme pequeno, independente, de trama difícil e que pouca gente vai curtir nos cinemas. Animal Kingdon causou grande repercussão em sundance com sua mistura de suspense e drama na medida certa sobre uma família de ladrões. Weaver interpreta a amorosa mãe do clã que possui valores morais totalmente distorcidos. O tipo de filme pesado e absorvente que demora um bocado para estrear por aqui.

MELISSA LEO (O Vencedor) Outra figura materna no páreo é a personagem de Melissa Leo em mais um filme de boxeador. No entanto, Melissa já provou que é uma atriz de vasto conhecimento dramático e é capaz de surpreender em qualquer personagem. Ela já chamava atenção em papéis pequenos - como em 21 Gramas (2003) e Três enterros (2005) - mas caiu nas graças da Academia quando foi indicada ao prêmio de atriz por Rio Congelado (2008). Neste ano ela concorre pela mãe cafonérrima de dois irmãos envolvidos com o mundo dos ringues. Para o papel Leo acabou descolorindo os cabelos, fato curioso já que na época de Rio Congelado ela sempre dizia que não era muito lembrada por “não ter peitões ou cabelos loiros”. É a favorita na categoria.

A ESQUECIDA: MILA KUNIS (Cisne Negro) Premiada em Veneza pela sua atuação como a bailarina prestes a acabar com a maior chance da carreira de outra, Kunis foi esquecida no Oscar. Por que? Bem, sua personagem é uma versão de A Malvada do século XXI com conotações lésbicas e tudo mais. Os conservadores da Academia devem ter achado demais para a moça que promete fazer bonito nos próximos anos. Não é dessa vez que vamos ver o esplendor de Kunis entre as indicadas, mas ela já provou que é capaz de roubar a cena de muita gente experiente, basta conferir sua aparição em Uma Noite Fora de Série como a namorada de James Franco, onde mostra que pode devorar seus colegas de cena em poucos minutos. Pouca gente sabe que Kunis é a dubladora da filha nerd do desenho Family Guy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário