sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Pódio: Keanu Reeves

Bronze: o advogado.
3º Advogado do Diabo (1997)

Sempre é bom lembrar que o Pódio não é sobre os melhores filmes de um artista, mas sobre as minhas atuações favoritas do ator em questão. Sendo assim, não poderia esquecer do filme de Taylor Hackford onde Keanu Reeves  é o advogado promissor de uma cidade do interior que aceita o convite da maior agência de advocacia de Nova York - e acaba conhecendo o coisa ruim em pessoa (além de suas próprias origens). Dividindo a cena com Al Pacino e Charlize Theron, Keanu Reeves tem aqui um de seus momentos mais relevantes como ator. 

Prata: o Buda. 
2º O Pequeno Buda (1993)

O controverso longa de Bernardo Bertolucci nunca alcançou o sucesso esperado - e isso respingou na carreira de todos os envolvidos (Bridget Fonda, Chris Isaak e o próprio Bertolucci), menos em Keanu Reeves. Keanu tem uma atuação luminosa como o príncipe Siddartha que deixa a vida confortável para encontrar a solução para o sofrimento universal (e torna-se o Buda). Essa parte é a mais elogiada no filme que conclui a trilogia oriental do cineasta que soube utilizar muito bem a anatomia do ator nascido no líbano e descendente de havaianos, ingleses e chineses: o personagem lhe caiu como uma luva. 

Ouro: o enviado. 
1º Matrix (1999)

Eu não curto a cultuada obra dos irmãos Wachowski, mas admito que sempre que falam de Keanu  eu lembro dele no universo virtual criado pelos diretores. Na pele do hacker Neo até parece que o ator tem como maior mérito demonstrar elegância  nos figurinos e cenas de luta, mas você pensa que é fácil bancar o salvador da humanidade num tempo em que as máquinas mascaram a realidade? No meio de tanta pretensão e efeitos especiais, Keanu Reeves tem o mérito de dar credibilidade a um personagem que poderia ser facilmente digno de desconfiança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário