Keanu e suas fãs: coleção de fetiches.
Keanu Reeves foi um dos nomes mais badalados de Hollywood noa anos 1990. Nos anos 1980 ele começou a carreira em trabalhos para a TV e com Ligações Perigosas (1988) começou a chamar a atenção dos estúdios com seu rosto exótico e facilidade em demonstrar vulnerabilidade. O ator também apresentava uma certa resistência às grandes produções, preferindo aparecer em filmes mais artísticos como os dirigidos por Gus Van Sant (Garotos de Programa/1991) ou Francis Ford Coppola (Drácula/1992) e embora tenha filmes de ação de sucesso no currículo (Caçadores de Emoção/1991, Velocidade Máxima/1994) existem muitos outros que não acrescentaram muito ao seu currículo. Desde que largou a beca estilosa de Neo na trilogia inaugurada com Matrix/1999, a carreira de Keanu nunca mais foi a mesma. Embora ele continue ativo nas telas, faz tempo que o ator não consegue um papel interessante. Ano passado ele apelou até para o diretor Eli Roth em busca de um sucesso. Não deixa de ser uma mistura curiosa, já que Roth ficou famoso com filmes de terror sanguinolentos como Cabana do Inferno/2002 e O Albergue/2005 (embora eu prefira Eli como ator em Bastardos Inglórios/2009) e Keanu nunca foi muito fã do gênero, mas Bata Antes de Entrar pretende ser diferente das outras obras do diretor. Roth tenta fazer diferente, investe em diálogos e menos sanguinolência, tenta ser mais sugestivo, embora seu senso de humor nervoso (e um tanto histérico) esteja sempre presente. O ponto de partida é um tanto besta, já que consiste na noite chuvosa em que Evan (Keanu Reeves) está sozinho em casa enquanto sua esposa e filhos estão viajando. O que poderia ser uma noite solitária muda de rumo quando ele recebe a visita de duas jovens, Genesis (Lorenza Izzo) e Bel (Ana de Armas) procurando por ajuda. Pelo jeito das garotas você já imagina o que vai acontecer e conversa vai, conversa vem, Evan é seduzido dando início a um jogo estranho de fantasias, chantagens e morte. Por mais que Roth tente ser diferente, ele mais uma vez investe numa história onde o protagonista acha que terá momentos prazerosos e se mete numa enrascada, mas o que estraga mesmo é o pendor do cineasta para o trash - e isso inclui sua dificuldade em conduzir os atores. Lorenza e Ana suas duas atrizes atraentes, mas estão tão preocupadas em fazer caras e bocas sedutoras que a coisa acaba ficando meio ridícula quando Keanu aparece em cena tentando demonstrar "todo o sofrimento de seu personagem", mas ele só consegue parecer cada vez mais descolado. A certa altura o filme parece um inventário de fetiches com o ator (ele aparece no chuveiro com as duas, na cama com as duas, amarrado na cama, amarrado numa cadeira...) mas nada de bom gosto ou envolvente na sucessão de acontecimentos grotescos que se seguem. O filme custou mais de dois milhões de dólares e arrecadou somente trinta e quatro mil dólares nas bilheterias americanas. Fiasco total. Eu só consigo pensar o que Reeves tinha em mente quando se meteu numa produção dessas... mas aí lembrei que ele também tem contas para pagar.
Bata Antes de Entrar (Knock Knock/EUA-2015) de Eli Roth com Keanu Reeves, Lorenza Izzo e Ana de Armas. #
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