quarta-feira, 10 de abril de 2024

Pódio: Andrew Scott

Bronze: o vilão doido.    

3º Sherlock (2010-2017) Nascido em Dublin na Irlanda em 1976, Andrew Scott começou a atuar no teatro até começar sua carreira no cinema em 1995. Apesar de ter participado de muitas produções para televisão e para a tela grande, o grande público parece ter reparado nele somente quando viveu o vilão Moriarty na cultuada série protagonizada por Benedict Cumberbatch que trazia os personagens de Arthur Conan Doyle para os dias atuais. Na pele do grande inimigo do detetive, o ator carrega nos exageros para criar um personagem estranho mas de inteligência inquestionável em suas armações contra o genial protagonista. Pelo papel ganhou o BAFTA de coadjuvante em 2012.

Prata: o grande enganador.   

Ripley (2024) Tive que resistir muito para não colocar o trabalho do ator na série da Netflix no lugar mais alto do pódio. Acho magnífica a forma como o ator desenvolve o personagem antológico de Patricia Highsmith nos detalhes de sua atuação. Um leve movimento de sobrancelha, um pequeno esboço de sorriso ou até mesmo aquele olhar fixo de quem está estudando seu interlocutor para saber exatamente o que deve ser feito e dito. É um trabalho tão bom que merece aparecer em outras temporadas que explorem as desventuras seguintes de Tom Ripley e sua escalada amoral de golpes, falsificações e enganações variadas. O moço merece todos os prêmios da temporada. Imperdível. 

Ouro: o padre gato.   
Fleabag (2016-2019) O famoso "padre gato" da série de Phoebe Waller-Bridge quase perdeu a medalha de ouro, mas acho que por um bom tempo, sempre que eu pensar em Andrew Scott, irei lembrar de vários de seus momentos espirituosos na pele do padre que se torna alvo dos desejos mais impróprios da protagonista. Mais do que um ótimo trabalho do ator, a série consegue aproveitar ao máximo a química entre Andrew e Phoebe e constrói uma dinâmica irresistível entre os dois personagens. O resultado: a segunda temporada recebeu muito mais atenção que a primeira e fez com que muita gente implorasse por uma terceira temporada que nunca foi prometida. O personagem lhe rendeu duas indicações ao SAG Awards.

Nenhum comentário:

Postar um comentário