terça-feira, 24 de março de 2015

Na Tela: Dois Lados do Amor

McAvoy e Chastain: juntando os cacos. 

O diretor Ned Benson criou uma trilogia ambiciosa para marcar sua estreia em longa metragem. The Disappearance of Eleanor Rigby é composto de três olhares sobre a mesma história: Him, Her e Them, que compõem a bordagem sobre a separação do casal Eleanor (Jessica Chastain) e Conor (James McAvoy), a primeira parte é a abordagem dele, a segunda é sobre o olhar dela e o último mistura as duas partes para criar um desfecho coeso para a trilogia. Como as duas primeiras partes não estrearam por aqui, começaremos do desfecho do projeto de Benson, que alguns críticos consideraram a melhor parte de sua obra (embora alguns considerem tudo um tanto cansativo). Apesar de ser vendido como uma história de amor, os filmes tratam daquele ponto onde o relacionamento termina e a difícil tarefa de seguir em frente precisa ser encarada. Eleanor depois de uma tentativa frustrada de suicídio volta a morar com os pais (vividos por Isabelle Huppert e William Hurt). Para colocar a vida nos eixos volta até a estudar, onde encontra na sisuda professora Lilian Friedman (Viola Davis) uma amiga e confidente. Enquanto isso, Conor enfrenta uma crise no restaurante que abriu junto a um amigo. Eis que um dia ele reencontra Eleanor meio que por acaso. Enquanto ele tenta juntar os cacos para que voltem a viver juntos, Eleanor é mais reservada. Um tanto cética sobre a vida a dois, ela prefere ser cautelosa para evitar outro naufrágio emocional. Ainda que compartilhem poucas cenas, Jessica e James apresentam boa química quando estão juntos na tela, seja nas cenas de antes ou depois da crise no relacionamento. Pleno em sua melancolia, Dois Lados do Amor parece ser até mais extenso do que sugere seus cem minutos de duração, talvez o problema seja que essa conclusão da trilogia seja semelhante demais à estrutura do excelente Namorados Para Sempre (2010) que fragmenta a história de um casal entre peças de passado e presente para demonstrar o contraste dos tempos distintos da narrativa. No entanto, enquanto o filme de Derek Cianfrance concentrava-se nos personagens, a obra de Ned Benson exagera na inadequação de seus personagens perante os papéis que devem desempenhar. Sendo assim, existe a professora que não gosta de dar aula, a mãe que não queria ter filhos, a amada que quer ficar sem o amado e o romântico que trai a amada... Ned Benson constrói sua história transformando essas dicotomias em "buracos emocionais" que se sobrepõem sempre que os personagens estão juntos em cena. O resultado é um filme tristonho ancorado em boas atuações e sempre distante do final feliz. 

Dois Lados do Amor (The Disappearance of Eleanor Rigby: Them) de Ned Benson com James McAvoy, Jessica Chastain, William Hurt, Viola Davis, Isabelle Huppert e Bill Hader. ☻☻☻

Nenhum comentário:

Postar um comentário