segunda-feira, 20 de setembro de 2021

PL►Y: Diários de Intercâmbio

 
Larissa e Jones: desventuras no Tio Sam. 

Primeiro deixa eu explicar que o tempo anda bastante escasso para ver filmes e escrever aqui no blog. Não bastasse as tarefas do trabalho (que me consumiram três finais de semana recentes), uma tia muito querida está internada por conta do Corona Vírus desde agosto. Acho que não precisa dizer como esta mistura influenciou não apenas minha ausência por aqui, como também minha dificuldade em assistir filmes densos nos últimos dias... Na verdade a minha dificuldade foi em conseguir assistir um filme até o final, ou eu desistia perante a chatice ou então dormia de cansaço mesmo. Enfim, desde a última terça-feira estou de férias, mas somente agora consegui algum sossego para retomar as atividades por aqui. Entre as últimas produções que assisti recentemente, uma que ganhou minha simpatia logo de cara foi este Diários de Intercâmbio em cartaz na Netflix. Acho que o principal motivo do filme ter me conquistado é a total ausência de expectativas e, principalmente, a despretensão com que o filme se desenvolve com alguns toques bem espertos no que poderia ser apenas uma comédia adolescente boboca.  O filme conta a história de Bárbara (Larissa Manoela), jovem que trabalha no aeroporto vendendo assinaturas de revista e que nutre o sonho de viajar para o exterior. O início deixa claro que este sonho parece cada vez mais distante... até que ela resolve participar de um programa de intercâmbio para os Estados Unidos e convence sua melhor amiga, Taila (Thati Lopes) a fazer o mesmo. Embora as coisas não saiam exatamente como elas planejaram, o filme avança em uma espécie de colagem de situações que melhoram sempre que flerta com o absurdo. Obviamente que existe um romance no meio do caminho (no caso, o desenrolar do relacionamento da protagonista com um gringo vivido por David Sherod James), que vai perdendo espaço conforme conforme Lucas (Bruno Mantaleone) ganha destaque na história. Lucas é um rapaz brasileiro que vive nos Estados Unidos e precisa ser aprovado em uma faculdade para permanecer com o visto em dia. Ao longo da história as trapalhadas se intensificam e flertam com uma série de temas da relação do Tio Sam com o mundo, seja a forma como os imigrantes são tratados, o apreço dos estadounidenses por armas, as paranoias e sobra até espaço para piadas sobre o famigerado nióbio. Dinâmico e bem-humorado, o filme só perde pontos quando revela uma rocambolesca surpresa no final que é capaz de resolver toda a confusão que assistimos até ali. Se Larissa Manoela (que antes eu conhecia só pelo nome) está correta na pele da mocinha da história, cabe à Thati Lopes roubar a cena como a amiga "politizada" da protagonista que de vez em quando derrapa em suas ideologias. Diários de Intercâmbio é um bom programa para quem precisa dar algumas risadas diante desta pandemia que não passa. 

Diários de Intercâmbio (Brasil/2021) de Bruno Garotti com Larissa Manoela, Thati Lopes, Bruno Mantaleone, David Sherod Jones e Emanuelle Araújo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário