Ao que parece, White Noise era a grande aposta para a Netflix na temporada de ouro de 2022, mas as exibições para os críticos não foram muito promissoras. Reclamaram do tom e da narrativa um tanto perdida impressa pelo diretor Noah Baumbach na adaptação do livro de Don DeLillo (lançado em 1985) sobre uma família às voltas com um apocalipse iminente e as reflexões sobre vida e morte que ela provoca neste microcosmos (o próprio ruído presente no título é uma referência à morte que pode chegar a qualquer instante sem se fazer notar com muita antecedência). Conhecendo a cinematografia de Noah e o pouco que conheço de DeLillo imaginei que esta combinação seria um espetáculo ácido um tanto desproporcional ao que a maioria do público aprecia, foi com esta impressão que assisti ao filme. O filme conta a história de Jack (Adam Driver) um professor universitário especializado em estudos sobre Hitler que ao lado da esposa, Babette (Greta Gerwig), leva uma vida tranquila junto aos quatro filhos que juntaram debaixo do mesmo teto. Vivendo em um confortável subúrbio e com alusões à vida acadêmica, a família precisa lidar com algo inesperado quando um acidente acontece nas redondezas e precisam fugir às pressas de uma ameaça que ninguém sabe ao certo o que é - e gera teorias atrás de teorias. Se levarmos em conta que Jack guarda em segredo que não sabe falar alemão, que sua esposa utiliza escondida uma pílula misteriosa e que os filhos adoram uma teoria da conspiração iremos perceber que o filme trata do medo do desconhecido, tornando-se um prato cheio para Baumbach exercitar atmosferas até então não exploradas em sua carreira. Existe aqui um exercício de suspense em tom de farsa que beira a galhofa, mas que se contem para segurar a graça e a tensão até o final que beira o surreal. No fim das contas o desconhecido revela o medo da morte e as consequências insanas na vida dos personagens, capazes de aceitar qualquer promessa ilusória de perpetuar a existência, ainda que na maior parte do tempo ninguém pareça aproveitar a vida tanto assim. Este parece o filme mais elaborado e ambicioso de Baumbach, mas o senso de humor peculiar do diretor deve espantar parte do público que não captar o tom quase de paródia. Entre diálogos rebuscados, piadas com a vida acadêmica, a sociedade de consumo e família, o filme diverte quem entrar na brincadeira. Pode até parecer um grande SPOILER, mas no fim das contas tudo termina do mesmo jeito que começa, talvez porque a vida seja um tanto assim mesmo - e aquela cena final do supermercado ao som de New Body Rhumba do LCD Soundsystem (que achei sensacional) deve ilustrar bem a mensagem do filme: "enquanto a morte não vem, resta aproveitar!"
Ruído Branco (White Noise / EUA - 2022) de Noah Baumbach com Adam Driver, Greta Gerwig, Don Cheadle, Raffey Cassidy, Sam Nivola, May Nivola e Andre L. Benjamin. ☻☻☻☻
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