domingo, 28 de setembro de 2014

Na Tela: Chef

Família culinária: a cozinha de Jon Favreau!

Se eu morasse em Hollywood, acho que Jon Favreau seria meu amigo. Quando as pessoas descobrissem isso, provavelmente me perguntariam desde quando eu o conheço e eu diria que nos conhecemos desde que ele escreveu Curtindo a Noite (Swingers/1996), um dos filmes independentes mais legais da década de 1990! Favreau escreveu o filme, deixou que Doug Liman o dirigisse e ainda permitiu que Mathew Vaughn o estrelasse. Dezoito anos depois os três envolvidos estão bem distantes do filme que os revelou para o mundo.  O ambicioso Vaughn contenta-se em fazer sempre o mesmo papel em comediotas! Liman foi absorvido pelos filmes de ação, lançando recentemente No Limite do Amanhã (2014) - estrelado por Tom Cruise - e Favreau quase foi pelo mesmo caminho depois que fez sucesso atrás das câmeras com os dois primeiros filmes da franquia Iron Man. Porém, no meio do caminho tinha um abacaxi chamado Cowboys & Alienígenas (2011), que em nada lembrava o jeito descolado de Favreau fazer cinema. Eu me incluiria no grupo de amigos que diria para ele dar um tempo nos orçamentos milionários e investir nos filmes pequenos, assim como fazia do início da carreira. Favreau pensaria no sucesso, no fracasso e em algo que gosta muito (comida) e mostraria a mim o roteiro de Chef e eu diria que ele deveria filmar sua nova criação! Eu o ajudaria a convencer outros amigos a embarcarem no projeto (eu ligaria para minha amiga latina Sofia Vergara, enquanto Favreau convenceria Os Vingadores Scarlett Johansson e Robert Downey Jr. para embarcar no projeto). Chef, em sua concepção sem explosões, efeitos especiais e todo o aparato espalhafatoso de um blockbuster, estreou e fez sucesso com público e crítica e agradou com seu bom humor e receitas (altamente) calóricas e desprovidas de culpa (um toque surreal não faz mal a ninguém, rs). Favreau criou um feel good movie que serve para exorcizar a crise que as críticas ruins fizeram meu amigo digerir. Favreau vive Carl Casper, homem bonachão que comanda a cozinha do restaurante de Riva (Dustin Hoffman), flerta com a hostess charmosa (Johansson) e tem crises com os cozinheiros (John Leguizamo e Bobby Cannavale). Esse universo funciona bem até que um crítico (Oliver Platt) publica uma resenha destruindo seus dotes culinários na internet. Casper fica enfurecido (afinal, como todo bom chef, tem um ego digno de uma diva), mas ele conta com a ajuda do filho, Percy (o adorável Emjay Anthony), para lidar com o poder da internet... o que só complica as coisas. Casper precisará da ajuda dos amigos (somando aí a ex-mulher vivida por Sofia Vergara) para colocar a carreira nos eixos... se esse filme não é sobre Favreau tentando lidar com suas ambições e as cobranças de Hollywood eu não sei sobre o que é. Chef é um filme fácil de assistir (exceto se você estiver de estômago vazio) com seus personagens simpáticos e Favreau revelando seu cuidado em construir os laços entre os personagens de carne, osso e boas intenções num filme que merece atenção por conter o sabor simples dos sanduíches que Casper prepara em seu trailer. Além de colocar astros renomados como coadjuvantes e provar, mais uma vez, que tem carisma para carregar um filme nas costas, Favreau volta às origens dos temperos de sua carreira no cinema. É amigo Jon, você acertou a mão em 2014!

Chef (EUA-2014) de Jon Favreau com Jon Favreau, Emjay Anthony, Sofia Vergara, John Leguizamo, Dustin Hoffman, Oliver Platt e Scarlett Johansson. ☻☻☻

Nenhum comentário:

Postar um comentário