quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pódio: Guy Pearce

Ao contrário do que muita gente pensa, Guy Pearce nasceu  1967 na Inglaterra e depois se naturalizou australiano. Foi na década de 1980 que tornou-se conhecido na terra dos cangurus pelo papel no seriado Neighbours (1986-1989). Com o recente The Rover - A Caçada, existem aqueles que apostam numa indicação ao Oscar para esse senhor de 46 anos. Neste pódio dedicado à sua carreira, lembramos três outros momentos importantes de sua carreira no cinema:

Bronze: o certinho.
Los Angeles - Cidade Proibida (1997) Pearce ainda começava seus trabalhos em Hollywood quando o diretor Curtis Hanson o escalou para viver o policial certinho Edmund J. Exley que se depara com o jogo de crimes, intrigas e corrupções na polícia de LA na década de 1950. Baseado na obra de James Ellroy, o filme é um primor em sua reconstituição colorida do cinema noir, misturando glamour e sordidez durante na medida exata. O filme só não ocupa posições mais elevadas porque num elenco composto por Kevin Spacey, Kim Basinger e um furioso Russell Crowe, Pearce foi o mais discreto aos olhos da plateia, apesar de sua boa atuação. O filme concorreu a nove Oscars e ganhou dois (atriz coadjuvante/Basinger e roteiro adaptado)

Prata: a drag venenosa.
Priscilla, a Rainha do Deserto (1994) Depois de viver o lendário Errol Flynn no cinema, o filme que elevou a carreira do moço à outro patamar foi essa comédia australiana de figurinos espalhafatosos (que ganharam o Oscar) e trilha disco! Pearce encarna Adam, ou melhor, Felicia, a jovem drag queen que acompanha duas amigas drags pelo deserto australiano para fazer um show. Pelo caminho encontram aborígenes, incompreensão, perigos e alguns desentendimentos (principalmente pelo humor ácido de Felícia). Aqui, Pearce prova que é um ótimo comediante, apesar de ser o gênero menos explorado em sua filmografia. O porte do moço também chamou a atenção do público feminino, mas Guy nem se iludiu a bancar o galã em comédias românticas. 

Ouro: o esquecido.
Amnésia (2000) Clássico absoluto de Christopher Nolan, o filme ficou famoso por sua narrativa invertida sobre um personagem que perde a memória após um período curto de tempo. O diretor utiliza a sensação do personagem para compor a narrativa sobre o personagem vivido por Guy Pearce - o perdido Leonard que tem sede de vingança e vive atrás do assassino de sua esposa. Baseado em tatuagens, fotografias e diversas anotações que tentam substituir sua memória, Leonard espera encontrar a verdade - no entanto, os rumos dos acontecimentos mostram que por mais objetivos que pareçam os recursos adotados por ele, a subjetividade do olhar humano sempre compromete seus planos. Guy merece elogios por ser o guia perfeito para a plateia nesse filme complexo. Apesar dos elogios,  Amnésia não ganhou nenhum dos Oscars a que foi indicado (roteiro original e melhor edição). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário