sexta-feira, 22 de junho de 2018

10+: Toni Collette

Toni Collette
Nascida em Sidney no ano de 1972, a australiana Antonia Collett ingressou na escola de teatro na adolescência e surpreendeu seus pais ao escolher seguir a carreira de atriz.  A atriz do aclamado terror Hereditário é conhecida por sua simpatia em entrevistas e versatilidade diante da câmera. Camaleônica, ela já fez de tudo, comédias, dramas, musicais, filmes de época, romances, remakes, indies e terror (gênero que ela não gosta de assistir, mas que já marca a sua carreira há tempos). Ela nem esperava que o sucesso chegaria aos 22 anos em O Casamento de Muriel (1994), seu segundo filme - que lhe garantiu prêmios, visibilidade internacional e o posto de uma de minhas atrizes favoritas.  Com um Globo de Ouro na estante (pela série United States of Tara, que preferi deixar de fora da lista para destacar seus trabalhos apenas no cinema) e uma indicação ao Oscar, a atriz tem uma carreira cheia de bons trabalhos. Destaco aqui as que considero suas melhores atuações (e que não canso de ver em alguma reprise por aí). 

#10 "Emma" (1996) de Douglas McGrath
Você nem deve lembrar dela nesta adaptação da obra de Jane Austen, mas eu lembro com muito carinho! Ela acabava de se tornar famosa e interpretou Harriet, a amiga humilhada da protagonista que ganha uma sensibilidade notável com Toni. Este foi um dos quatro longas que ela lançou em 1996. 

#09 "Velvet Goldmine" (1998) de Todd Haynes
Ela apareceu completamente diferente na pele de Mandy Slade, a esposa do roqueiro Bryan Slade neste musical inspirado no glam rock dos anos 1970. Se Slade é inspirado em David Bowie, Toni é a primeira esposa do camaleão, Angela Bowie (a Angie em pessoa) em fases distintas de sua vida. 

#08 "Já Estou com Saudades" (2015) de Catherine Hardwicke
Não sou muito fã deste filme, mas a atuação de Toni - e sua química como a amiga de Drew Barrymore - o torna acima da média. Ela vive Milly, mulher bem-sucedida e muito ocupada que descobre uma grave doença e precisa de todo o apoio para sobreviver. A plateia costuma chorar.

#07 "Pequena Miss Sunshine" (2006) de Valerie Faris e J. Dayton 
Outro papel muito querido de Toni foi neste filme ganhador de dois Oscars, em que ela vive a mãe de uma família que faz de tudo para não ir ladeira abaixo - mas este lado mais dramático serve de pano de fundo quando a filha adorável que resolve participar de um concurso de beleza infantil. 

A atriz tem uma participação pequena marcante neste premiado filme. Ela vive Kitty, a vizinha de Laura Brown (Julianne Moore), e que após uma conversa simples acarreta uma das maiores revelações do filme. Em poucos minutos a personagem se torna fundamental para a trama. 

Toni vive a mãe de Nicholas Hoult quando ele era apenas um menino nesta comédia sobre o egocêntrico Will (Hugh Grant), marmanjo que aprende que ele está longe de ser uma ilha. A atriz é Fiona, a riponga deprimida que não vê com bons olhos a amizade do filho com este mal exemplo...  

#04 "Em Seu Lugar" (2005) de Curtis Hanson 
Rose (Toni) e Maggie (Cameron Diaz) são duas irmãs completamente diferentes - e com um relacionamento desastroso! Esta dramédia merecia ter feito mais sucesso quando foi lançada, Toni e Cameron estão ótimas em cena e o roteiro trata assuntos sérios com uma leveza inspiradora. 

#03 "O Sexto Sentido" (1999) de M. Night Shyamalan
Pelo filme ela foi lembrada em várias premiações, incluindo o Oscar - que a indicou a melhor atriz coadjuvante como a mãe do menino que vê gente morta. É a primeira e única indicação de Toni ao Oscar até agora - e tem um dos momentos mais marcantes de sua carreira (a antológica cena do carro).

#02 "O Casamento de Muriel" (1994) de P.J. Hogan
Clássico do cinema australiano (acho que vi umas sete vezes... mas já perdi a conta) - esta deliciosa comédia embalada pelas canções do Abba, conta a história de Muriel (Toni), garota com problemas de auto-estima que muda de vida ao  reencontrar uma velha amiga (Rachel Griffith) e... veja o filme!

#01 "Hereditário" (2018) de Ari Aster 
A crítica especializada é unânime em dizer que esta é a melhor atuação dela. No papel da mulher que descobre segredos de família que podem destruir tudo o que ela mais ama, a atriz transita por várias emoções e mistura horror com drama familiar. Será que o Oscar lembrará dela novamente? Esperamos que sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário