terça-feira, 19 de outubro de 2021

NªTV: Cenas de Um Casamento

 
Oscar e Jessica: amigos na vida real em crise na telinha. 

É preciso mais do que coragem para refazer um texto já filmado pelo mestre Ingmar Bergman, é preciso também um tantinho de cara de pau para lidar com todas as expectativas e a ampla disponibilidade geral de falar mal de sua obra que, jamais chegará aos pés do original. Afinal, poucos cineastas são capazes de construir atmosferas tão dramaticamente densas como Bergman, por vezes, tenho a impressão que seus dramas constroem verdadeiros filmes de terror psicológico dada a precisão da complexidade apresentada por eles. Não por acaso, vários diretores tentam imitar seu estilo e, por vezes, colhem até elogios. Nada do que escrevi até agora deve ser novidade para o israelense Hagai Levi, produtor, diretor e roteirista mais do que calejado, mas que resolveu fazer uma releitura atualizada do clássico Cenas de um Casamento do cultuado diretor sueco. Se a obra de Bergman foi concebida como minissérie de TV em seis episódios no ano de 1973, depois a obra foi estruturada como um longa com quase três horas de duração em 1974 (que levou para casa o Globo de Ouro de Filme Estrangeiro daquele ano). Vale ressaltar também que o mergulho de Bergman pelos meandros de um casamento em crise deu origem a montagens teatrais pelo mundo (incluindo várias no Brasil), dito isso, é preciso ver esta minissérie da HBO com a clareza de que ela não ambiciona superar a obra de Bergman, mas construir uma releitura para os tempos atuais do clássico sueco. Dito isso é divertido notar que com todo o esmero da produção as maiores atenções recaiam mesmo sobre Jessica Chastain e Oscar Isaac, algo que parecia profetizado desde que os dois divulgaram o programa no último Festival de Veneza rendendo aquele vídeo comentado mundialmente - que se mostrou um verdadeiro triunfo marketeiro. Pena que durante a exibição dos cinco episódios na HBO (e sua disposição semanal no HBOMAX) a série tenha rendido mais comentários pela cena de nudez frontal de Oscar (dizem que por uma cláusula contratual em que Jessica solicitava à produção que seu corpo fosse exposto na mesma medida que de seu colega de elenco). Além de terem trabalhado juntos no magnífico O Ano Mais Violento (2014), Oscar e Jessica são amigos desde o tempo da escola de arte dramática (a renomada Juilliard School) e a intimidade de ambos é palpável em cada episódio, seja quando estão em crise ou quando se deparam com um laço afetivo mais forte do que imaginam. Aqui, Hagai mantém a espinha dorsal da história, faz uma alteração aqui e ali, mas principalmente insere muitas atualizações sobre as relações de gênero ocorridas nas quase cinco décadas que separa a minissérie da produção original. Mira (Jessica) e Jonathan (Oscar) são casados, possuem uma vida confortável, uma casa aconchegante e uma filha pequena, mas basta ver a entrevista presente no primeiro episódio para percebermos que aquele relacionamento começa a ruir. A partir daí o texto segue a rotina do casal, com cortes temporais a cada episódio de momentos específicos desta relação complicada. Entre a crise, uma traição, um divórcio, agressões (verbais e físicas), tentativas de reconciliação e desilusões variadas  a série se sustenta especialmente pelo trabalho da dupla que já provou ser das mais talentosas do cinema atual (embora nem sempre consigam papéis à altura de suas habilidades). Hagai ainda brinca com o fato de ser uma obra de ficção, iniciando os quatro primeiros episódios com cena de bastidores (em uma delas Oscar até comenta sobre o original, sinalizando uma das principais alterações feitas na dinâmica entre o casal). No entanto, a estrutura dos episódios cria um verdadeiro problema, já que o primeiro funciona muito bem ao apresentar os personagens, o segundo instaura a crise, o terceiro e o quarto se tornam o ápice da tensão deixando o quinto episódio meio sem graça em uma certa repetição cênica, o que faz do desfecho sem graça um verdadeiro pecado para a ambiciosa produção. 

Cenas de Um Casamento (Scenes of a Marriage / EUA - 2021) de Hagai Levy com Oscar Isaac, Jessica Chastain, Corey Stoll, Nicole Beharie e Sophia Kopera.  

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