quarta-feira, 11 de novembro de 2015

APOSTAS PARA O OSCAR - CAPÍTULO II

45 Anos (45 Years)
Um casal está prestes a celebrar seus 45 anos de casamento quando recebe uma notícia inesperada: uma antiga namorada dele é encontrada morta após anos desaparecida. Isso basta para que todos os anos juntos sejam postos sob nova perspectiva num jogo de sutilezas, olhares e silêncios sob a batuta do diretor Andrew Haigh. Tão intimista quanto elogiado, o filme já se encontra em cartaz no Brasil e ganha cada vez mais destaque pelas atuações dos veteranos Tom Courtenay (já indicado duas vezes ao Oscar) e Charlotte Rampling (que nunca foi indicada ao prêmio - e conta com minha torcida para esse ano). A dupla já levou para a casa os prêmios de melhor ator e melhor atriz no Festival de Berlim desse ano. 

Carol
Outra bela sintonia de elenco é vista nesse drama dirigido por Todd Haynes, que recebeu o prêmio de melhor atriz em Cannes/2015 para Rooney Mara (o que surpreendeu muita gente que considerava que o prêmio iria para Cate Blanchett). O filme conta o relacionamento da elegante Carol (Blanchett) que enfrenta o divórcio e conhece a jovem Therese (Mara). As duas ficam cada vez mais próximas quando uma divergência familiar ocorre. Baseado no livro de Patricia Highsmith, Haynes comprova seu gosto pelo tom refinado da narrativa e o valor de atrizes vigorosas sob sua batuta.

As Sufragistas (Sufragettes)
Atrizes com chances de serem indicadas é o que não falta nesse filme de forte cunho feminista dirigido por Sarah Gavron. Carey Mulligan, Meryl Streep e Helena Bonhan Carter juntam forças nessa história sobre a luta pelo voto feminino na Inglaterra. Baseado em fatos reais é o filme mais politizado da temporada e deve render indicações para pelo menos uma de suas atrizes. A mais cotada no momento é Carey Mulligan, mas nunca ignore o poder de Carter e, ainda mais, de Meryl Streep. Fora isso, o tema sempre chama atenção numa tela grande. 

Mr. Holmes 
Outro filme de alma inglesa no páreo do Oscar é esse longa simpático de Bill Condon, que marca seu reencontro com Ian McKellen - e tudo indica que o ator deverá ser indicado ao Oscar pela terceira vez. O filme é uma fantasia sobre a existência real de Sherlock Holmes e o acompanha no ano de 1947, quando está com 93 anos e vive numa casa remota no litoral ao lado de sua governanta (Laura Linney) e o filho dela, o pequeno Roger (Milo Parker, um achado). Lidando com problemas de memória e saúde debilitada, o filme tem a chance de reparar o mico que foi tirar o Oscar de Ian por seu magnífico trabalho em Deuses e Monstros/1998 - trabalhando com o próprio Condon. 

Os Oito Odiados (The Hateful Eight)
Não tem jeito, todo filme de Quentin Tarantino é um evento e tem sempre os holofotes da mídia voltados para ele - o que facilmente se converte em indicações a prêmios. Mesclando vários faroestes clássicos, o filme conta a história de vários passageiros de uma diligência que são impedidos de continuar a jornada por conta de uma nevasca. Como se não bastasse, eles se tornam vítimas de um grupo de criminosos. No elenco estão Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Tim Roth, Michael Madsen, Bruce Dern e Jennifer Jason Leigh... tudo é superlativo (e imprevisível) quando se trata de Tarantino... mas diálogos inacreditáveis estão garantidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário