domingo, 22 de novembro de 2015

APOSTAS PARA O OSCAR 2016 - CAPÍTULO III

Spotlight
Há quem aponte esse drama jornalístico dirigido por Thomas McCarthy como o atual favorito ao Oscar 2016, por outro lado, existem aqueles que consideram que o filme passa longe da eficiência dos clássicos do gênero. Ainda que divida opiniões, Spotlight promete polêmicas ao abordar uma investigação jornalística sobre casos de pedofilia na igreja católica. Baseado numa matéria premiada no começo dos anos 2000, o filme tem um elenco que impressiona: Michael Keaton (em ótima fase), Rachel McAdams, Mark Ruffalo, Stanley Tucci e John Slattery. 

Brooklyn 
John  Crawley é um diretor britânico que recebe cada vez mais atenção - e parece que esse ano ele acertou em cheio com essa adaptação do livro de Colm Tóibín sobre uma jovem irlandesa (Saoirse Ronan) que se muda para os EUA nos anos 1950, precisamente no bairro do Brooklyn. Lá ela irá se envolver com um bombeiro de origem italiana (vivido por Emory Cohen) enquanto tenta se adaptar à nova realidade. O filme, com roteiro de Nick Hornby, colhe muitos elogios pela atuação de sua jovem estrela (já indicada ao Oscar aos doze anos por Desejo e Reparação/2007).

Joy
Nunca subestime o fôlego de um filme de David O. Russell. O diretor que mais cravou indicações ao Oscar nos últimos cinco anos (foram vinte e cinco indicações com três filmes lançados) conta agora a história real de Joy Mangano (Jennifer Lawrence em sua terceira parceria com o diretor), que conciliou sua vida de mãe solteira e inventora para se tornar uma das empreendedoras mais bem sucedidas dos Estados Unidos. Poucos viram o filme que é mantido a sete chaves pelo diretor, mas o elenco promete não decepcionar (conta ainda com Bradley Cooper, Robert DeNiro, Isabella Rossellini, Diane Ladd e Virginia Madsen). 

Sicario
Enquanto isso, o canadense Denis Villeneuve (indicado ao Oscar de filme estrangeiro pelo seu impressionante Incêndios/2010) tenta chamar a atenção da Academia pela segunda vez com esse filme (em cartaz no Brasil) sobre uma ação ambiciosa da CIA para destruir um chefão do tráfico de drogas mexicano. Em meio à ação, uma agente do FBI (Emily Blunt) irá testar seus limites morais e éticos. O Oscar não tem dedicado muita atenção a filmes do gênero, mas vai que... no elenco ainda estão Josh Brolin e Benicio Del Toro. 

Love & Mercy 
Aclamado como o filme mais pop no páreo desse ano, essa cinebiografia de Bryan Wilson, vocalista do antológico Beach Boys, coleciona cada vez mais admiradores pela forma como conta a trajetória de um ícone da música. Partindo do relacionamento com o pai abusivo, passando pelas excentricidades no processo criativo, o uso de drogas e o relacionamento com uma banda que não entendia todas as suas intenções, o filme de Bill Pohlad traz Paul Dano e John Cusack encarnando o músico em fases distintas de sua vida. O elenco ainda traz Paul Giamatti e Elizabeth Banks em papéis importantes na vida de Wilson. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário