Gere e Norton: roubando a cena.
Existem filme que são salvos pela atuação de um ator. Ele torna-se responsável para que as pessoas vejam o filme (apesar de todos os defeitos que apresenta a sessão), torna-se a fonte de interesse para que as pessoas o assistam várias vezes e o motivo para que recomendemos aos amigos uma produção que por pouco seria medíocre. Quando estreou, As Duas Faces de Um Crime de Gregory Hoblit contava com o nome de Richard Gere no alto dos créditos para chamar a atenção do público. Ao seu lado estavam duas atrizes confiáveis (Laura Linney e Frances McDormand), mas que ainda não eram reconhecidas como deviam - mas que eram capazes de trazer credibilidade para as cenas mais estapafúrdias. Enquanto elas faziam o seu trabalho, Gere aperta os olhinhos, faz biquinho e faz charme para a câmera e justificar seu cachê milionário fazendo o público feminino achar que o filme vale o preço do ingresso ao vê-lo desemprenhar um advogado sem muita credibilidade. Portanto, a surpresa de ver um estreante mastigar todos os seus colegas de cena torna-se ainda mais saboroso. Edward Norton era um ilustre desconhecido quando foi escolhido para viver o suspeito de assassinato cujo o filme gira em torno. Um rapaz com cara, voz e jeito de uma ingenuidade insuspeita, mas que é acusado de matar um respeitado padre local sem motivos aparentes. O filme segue sem muito entusiasmo, com trilha jazzística, diálogos pouco elaborados, cortes rápidos e troca de olhares desprovidas de qualquer sutileza entre os atores, mas tudo muda quando se descobre que o ingênuo Aaron (Norton) sofre de dupla personalidade. A ideia poderia ser ridículo, mas são nesses momentos que percebemos como Edward Norton conseguiu (com um único filme) ser considerado um dos melhores de sua geração - e perceber o quanto todo o filme destoa de seu desempenho colossal. Chega a ser engraçado, ver Richard Gere imaginando que o filme é dele enquanto o novato rouba as cenas e provoca arrepios nas poucas cenas em que aparece. Ainda que tudo soe um tanto previsível, sempre que vejo o filme, agradeço a ele por ter revelado um ator que é capaz de fazer qualquer produção subir para outro patamar. Não por acaso, Edward Norton conseguiu aqui sua primeira indicação ao Oscar - no caso, de ator coadjuvante, ele ainda seria indicado ao prêmio de melhor ator por American History X (1999) e coadjuvante por Birdman (2015). As Duas Faces de um Crime está longe de ser um grande filme, mas vale ser revisto como o registro do nascimento de um dos atores mais celebrados do final do século XX.
As Duas Faces de Um Crime (Primal Fear/EUA-1996) de Gregory Hoblit com Richard Gere, Laura Linney, Edward Norton e Frances McDormand. ☻☻
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