domingo, 14 de maio de 2017

Combo: Mãe e Filha

05 Ricki and the Flash (2015)
Ainda que o último filme de Jonathan Demme tenha lá os seus defeitos, a história da roqueira (Meryl Streep) que reencontra os filhos problemáticos depois de anos se dedicando à carreira ganha pontos pela química entre Meryl e a atriz que faz sua filha depressiva, Mamie Gummer (filha de Meryl com o escultor Don Gummer). Vale lembrar que Meryl ainda tem outra filha atriz, Grace Gummer (atualmente na série Mr. Robot) e que Mamie já interpretou a versão jovem da personagem de Meryl em Ao Entardecer (2007).

Depois de Creative Nonfiction/2009 e antes da série Girls (2012-2017), Lena Dunham chamou atenção pelo seu trabalho neste filme independente onde a jovem atriz já deixava claro o seu estilo: diálogos sinceros, relacionamentos truncados e a busca por um realismo despojado. A protagonista da história é Aura (Dunham) que ainda não sabe muito bem o que fazer da vida e ainda precisa acertar alguns ponteiros no relacionamento com a mãe, a fotógrafa Siri (Laurie Simmons). A veracidade no relacionamento das duas não acontece por acaso, Laurie e Lena são mãe e filha na vida real. 

03 Casa de Areia (2005)
Por conta de um mal negócio, mãe e filha estão condenadas a viver no meio de um verdadeiro deserto por muito tempo. Conforme o tempo passa, as atrizes se revezam nos papéis de mãe e filha e o resultado seria bem menos interessante se os papéis não fossem vividos pelas consagradas Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. São elas que conseguem manter o interesse num filme que mistura melancolia e surrealismo - e alguma dose de inspiração na obra de Gabriel García Marques. Fernanda mãe e Fernanda filha estão muito bem em cena, como sempre. 

02 Ao Entardecer (2007) 
Só o elenco já merecia que este filme fosse mais conhecido. O fato é que Ao Entardecer se tornou um dos últimos trabalhos de Natasha Richardson (esposa de Liam Neeson), a atriz faleceu dois anos depois por conta de um acidente. Além disso, o filme promove o último encontro de Natasha com a mãe na telona, a icônica Vanessa Redgrave. O encontro das duas é mais um trunfo do filme. Elas vivem mãe e filha numa história em que a memória e o tempo fazem toda a diferença. A renomada Vanessa possui outra filha atriz, Joely Richardson que ficou famosa por seu trabalho na série Nip/Tuck (2003-2010) de Rian Murphy. 

01 As Noites de Rose (1991)
Diane Ladd e Laura Dern são praticamente especialistas em como mãe e filha devem trabalhar juntas! As duas já apareceram juntas várias vezes (Coração Selvagem/1990, Ruth em Questão/1996, na série Enlightned...) e por este filme da diretora Martha Coolidge (que atualmente se dedica mais à TV) as duas foram indicadas ao Oscar, Laura como melhor atriz e Diane como coadjuvante. Ao todo, Diane foi indicada ao Oscar três vezes e Laura duas, se somarmos as duas do papai Bruce Dern, veremos que juntos os três formam uma das famílias mais queridas de Hollywood! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário