sábado, 11 de fevereiro de 2017

Combo: Referências de La La Land

Para quem curte musicais um dos maiores atrativos de La La Land são suas inúmeras referências aos clássicos do gênero. Eu não chego a ser um expert no assunto, mas identifiquei algumas que podem motivar você a procurar as inspirações de Damien Chazelle para contar a história de amor entre Mia e Sebastian:

05 Duas Garotas Românticas (1967) Ao ser exibido no Festival de Veneza todo mundo associou a cena de abertura com o engarrafamento em Los Angeles com o clipe Everybody Hurts do R.E.M. - e até o diretor citou a inspiração. No entanto, a ideia da cena de abertura ao som de "Another Day of Sun" veio deste filme francês de Jacques Demy onde os personagens dançam entre carros - mas a coreografia veio de outro filme: "Sete Noivas para Sete irmãos (1954) de Stanley Donen. A mescla no início de La La Land é fundamental para demarcar que o filme se passa entre a realidade urbana e a fantasia do cinema. 

04 Amor, Sublime Amor (1961) Obviamente que o clássico filme de Robert Wise (que transporta a história de Romeu & Julieta para o cenário da briga de gangues em Nova York) não poderia ficar de fora. A cena onde as amigas de Mia se preparam para uma festa faz referência ao tom irreverente e divertido da cena em que cantam "I Feel Pretty" neste filme icônico dos anos 1960 - e que se tornou um dos musicais mais queridos do Oscar ao conquistar 10 estatuetas (incluindo filme e direção) das 11 as quais concorria. 

03 "Charity, Meu Amor" (1969) uma das cenas mais impressionantes do filme é a sequência da festa onde um bando de pessoas dançam em movimentos quase congelados em torno da piscina. A ideia é inspirada em uma das cenas deste filme de Bob Fosse onde um bando de convidados realizam uma cena parecida durante o número de "Rich Men's Frug". Se você não conhece o cinema de Fosse vale a pena procurar todos os filmes deste coreógrafo e cineasta que transpirava ousadia!

02 Cantando na Chuva (1952) Claro que Chazelle não deixaria de fora o musical mais amado de todos os tempos. Em La La Land existem várias referências ao filme - especialmente no giro de Sebastian em torno do poste de luz e os cenários pintados no último ato (onde várias citações aparecem mescladas em plena harmonia). La La Land traz ainda várias referência a outros filmes de Gene Kelly (como Vamos Dançar/1937 e Na Roda da Fortuna/1953). Gene se tornou referência do gênero, foi ator, cantor, produtor, diretor, dançarino e coreógrafo desde que começou a carreira cedo na Broadway. O astro ganhou um Oscar honorário em 1981. 

01 Ritmo Louco (1936) Essa deve ser a inspiração que perpassa todo filme e, por isso mesmo, deve ter sido a mais percebida pelo público que conhece um pouco da história do cinema. Os números de dança estrelados por Emma Stone e Ryan Gosling remetem diretamente à dupla Ginger Rogers e Fred Astaire, que pareciam realmente flutuar quando dançavam juntos (e Chazelle faz essa homenagem na bela sequência no planetário). Ginger & Fred fizeram dez filmes juntos entre 1933 e 1949 e se formaram a dupla mais admirada da história dos musicais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário