segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PREMIADOS OSCAR 2017

Ali, Emma, Viola e Casey: atores confirmam o favoritismo antes da gafe surpresa final. 

O que foi o Oscar de ontem, meus amigos? Achei a apresentação de Jimmy Kimmel um tanto arrastada com suas piadinhas sobre Trump (e o monólogo inicial não empolgou) e doces caindo para quem estava na plateia. No entanto, valeu por ver os atores falando sobre seus filmes favoritos (eu confesso que fiquei profundamente emocionado ao ver Shirley MacLaine - que mais tarde testemunhou o irmão cometer a maior gafe da noite... ou melhor, da história!). Enfim, houve poucas surpresas, mas a que reservaram para o final só não foi mais celebrada pelo estado de choque da plateia. Segue abaixo os premiados da noite (com ☻ tradicionalmente marcando meus acertos) e alguns comentários sobre a maior premiação do cinema norte-americano):

Filme: Moonlight
Pois é, errei, mas até  a produção errou quando colocou o cartão que não devida nas mãos de Warren Beatty e Faye Dunaway! O que foi aquela duplicata do envelope de Melhor Atriz que os deixou sem saber o que fazer (ou pensaram que La La Land era o ganhador mesmo e não faria a mínima diferença que o nome de Emma Stone estivesse diante dos seus olhos). Ou seja, o menino de Moonlight penou até para levar o Oscar de Melhor Filme - o que foi a maior confusão da história do Oscar! No entanto, passado o susto foi emocionante ver a celebração do filme de Barry Jenkins. 

Diretor: Damien Chazelle - La La Land 
 Alguém tinha dúvidas de que Chazelle levaria essa aos 32 aninhos? O rapaz promete fazer uma carreira brilhante nos próximos anos, só espero que não fique sempre preso ao universo musical. No entanto, com o anúncio de Moonlight era visível a sensação de dividir os prêmios principais para não ficar feio para ninguém. Para quem achava que o filme bateria recordes de estatuetas ele foi o mais premiado da noite - com cinco dignas estatuetas.  

Cinéfilos do mundo inteiro desejavam que estivesse o nome de Isabelle Huppert naquele envelope, mas faz um tempinho que Emma é querida em Hollywood e fez questão de criar uma carreira séria bastante disciplinada nos últimos anos (sem falar no seu jeito de "gente como a gente"). Com prêmios em Veneza, Globo de Ouro, BAFTA, SAG a menina deu um upgrade e tanto no currículo (e o páreo estava duro este ano).

Ele não é muito querido e pensei que Denzel levaria essa para casa (e pela cara de desapontado, Denzel também achava que seria o premiado da noite). O irmão de Ben recebeu um papel que era para ser de Matt Damon, mas o fez totalmente dele. Polêmicas policiais à parte, foi merecido por fazer muito com tão pouco diante da câmera. O caso do ator certo no papel exato. 

Ator Coadjuvante: Mahershala Ali - Moonlight 
Era a única certeza de prêmio para o filme de Barry Jenkins. Mahershala teve um ano agitado e chamou atenção em vários papéis, mas nada que se compare ao seu papel de mentor emocional do protagonista. Sua atuação emerge quase como um herói, não fosse a necessidade do filme mostrar que a vida está longe de ser um conto de fadas. Sua presença magnética perpassa todo o filme como se fosse um espectro. 

Atriz Coadjuvante: Viola Davis - Um Limite Entre Nós 
O que dizer de Viola Davis? Que este é apenas o primeiro Oscar de uma das atrizes americanas mais brilhantes em atividade! A cena em que sua personagem contida explode diante da câmera é inesquecível e merece todos os prêmios!Viola já era a atriz negra recordista de indicações ao Oscar (três), só faltava ter seu talento (mais que reconhecido) coroado pela Academia. Diva, absoluta e suprema!

Roteiro Original: Kenneth Lonergan - Manchester à Beira-Mar 
Diante do duelo que se anunciava entre La La Land e Moonlight era óbvio que era um prêmio mais do que certo para o filme de Lonergan, afinal, o diretor/roteirista tem na dramaturgia um dos seus maiores méritos. Kenneth ainda vai aparecer outras vezes no Oscar - e com esse prêmio espero que filme mais vezes nos próximos anos. 

Roteiro Adaptado: Moonlight 
Merecidíssimo! A forma como o diretor utiliza um texto teatral para fazer cinema é magnífica. Não há resquício de teatro filmado e ainda assim a dramatúrgica do texto está toda ali, em cada conflito, cada emoção contida, cada desejo de redenção pelos sentimentos mais nobres que o protagonista busca incansavelmente.

Animação: Zootopia 
Eu amo o filme da Disney, especialmente pela sua capacidade de falar para crianças e adultos uma dura realidade que vemos cada vez mais: a alimentação do medo pela mídia, o preconceito e a necessidade de que a verdade apareça em tempos de pós-verdade.

Documentário em Curta-Metragem: Os Capacetes Brancos 
Disponível há tempos no Netflix o filme merece atenção pela história humanista sobre os conflitos na Síria. Difícil ficar indiferente.

Documentário: O.J. Simpson - Made in America
É incrível que o filme da ESPN com mais de sete horas de duração tenha derrotado favoritos como Eu Não Sou o Seu Negro e 13ª Emenda, mas o Oscar serviu para comprovar que não é apenas de boa dramaturgia que se faz TV, mas de bom jornalismo também!

Filme Estrangeiro: O Apartamento (Irã)
Era o meu favorito (sou fã de Farhadi desde que assisti A Separação/2011) mas achei que todo o drama do longa seria derrotado pela simpatia do filme alemão (Toni Erdman), felizmente eu estava errado. Só pela leitura da carta agradecimento de Farhadi o filme já merecia destaque na noite com milhões de espectadores. 

Curta-Metragem de ficção: Sing 
Duas meninas que defendem que os desafinados também podem cantar no coral. Fofinho. 

Curta de Animação: Piper 
Curta de animação da Disney com passarinhos fofinhos. 

Canção Original: "City of Stars" -  La La Land 
Alguém duvidava que o filme ganharia essa? Só preferia que Ryan Gosling houvesse cantado a música na apresentação - assim como Emma Stone deveria ter cantado Audition e mostrado que a graça de La La Land vem da humanidade de seus personagens (e não de seus dotes vocais).

Fotografia: La La Land 
Merecido pelo trabalho com luzes e cores.

Figurino: Animais Fantásticos e onde Habitam
É um belíssimo trabalho de figurino, mas tenho a impressão que já vi tudo aquilo antes. Mesmo que eu achasse que  Jackie levaria essa,  o colorido de La La Land era mais marcante.

Maquiagem e Cabelo: Esquadrão Suicida 
Eu sabia! Eu sabia! O filme da DC foi espinafrado pela crítica, mas o seu trabalho na caracterização dos personagens é sua melhor qualidade. Vamos ver se o povo se anima e faz um filme melhor da próxima vez. Potencial ele tem.

Mixagem de Som: Até o Último Homem 
Bastante justo, já que as cenas de guerra do filme impressionam de verdade.

Edição de Som: A Chegada
Ainda que merecido tem aquele gostinho de prêmio de consolação para um dos filmes mais marcantes do ano e que só levou essa. 

Efeitos Visuais: Mogli: O Menino Lobo 
Se você pensar que tirando o menino todo o resto era um grande fundo verde... merecido demais!

Direção de Arte: La La Land 
Merecido, especialmente pela memorável sequência final do filme. 

Edição: Até o Último Homem
Grande equívoco, a edição da primeira parte do filme é horrível, mas devem ter considerado que o efeito de contraste com a segunda funciona. 

Trilha Sonora: La La Land 
Se o filme de Chazelle perdesse nesta categoria ele não faria o menor sentido.

PLACAR

La La Land - 05
Moonlight - 03
Manchester à Beira-Mar - 02
Até o Último Homem - 02
Um Limite Entre Nós - 01
A Chegada - 01
Mogli - 01
Esquadrão Suicida - 01
Animais Fantásticos e Onde Habitam - 01
Zootopia - 01
O Apartamento - 01

Número de Acertos
17 acertos em 24 categorias

Um acerto a menos que no ano passado! Se Faye estivesse certa, eu empatava rsrs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário