terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

INDICADOS AO OSCAR 2017: Atriz Coadjuvante

Michelle Williams (Manchester à Beira Mar)
A atriz tem poucos minutos em cena como a mulher que compartilha um passado doloroso com o ex-marido, mas foi o suficiente para que se tornasse uma das unanimidades da temporada. Michelle parte nosso coração e ainda tem chances de levar seu primeiro Oscar para casa. A atriz que ficou conhecida na série Dawson's Creek se tornou atriz de respeito ao ser indicada nesta mesma categoria por Brokeback Mountain (2005), depois voltou ao Oscar mais duas vezes na categoria de Melhor Atriz por Namorados para Sempre (2010) e Sete Dias com Marilyn (2011). 



Naomie Harris (Moonlight)
Quando a reparamos pela primeira vez ela fugia de zumbis (e depois de militares) em Extermínio (2002) de Danny Boyle. O tempo passou e a atriz britânica parecia esquecida até se tornar a a agente Eve Moneypenny em 007: Operação Skyfall (2014). De lá para cá, Naomie conseguiu papéis de prestígio e agora, pelo papel da mãe viciada em crack deste drama premiado, ela concorre ao Oscar pela primeira vez. Aos 40 anos, a atriz está no auge da carreira - e novas indicações devem aparecer. 

Nicole Kidman (Lion)
Ela faz tantos filmes por ano que mais cedo ou mais tarde ela cairia no radar do Oscar novamente! O interessante é que ela praticamente implorou para fazer o papel da mãe adotiva do personagem principal deste filme baseado em fatos reais. Há quem considere esse papel uma guinada na carreira da atriz, que prestes a completar 50 anos demonstra que poder viver mulheres mais maduras em próximos filmes. Pela sua performance profundamente emocional, a atriz conseguiu sua primeira indicação ao Oscar de coadjuvante, sendo que ela tem uma estatueta de melhor atriz em casa por As Horas (2002) e outras duas indicações no currículo (uma pelo musical Moulin Rouge/2001 e outra por Reencontrando a Felicidade/2010)

A atriz já tem um Oscar de coadjuvante na estante por sua atuação em Histórias Cruzadas (2011) e, ironicamente, concorre mais uma vez ao prêmio por um papel completamente diferente, mas que se passa novamente durante os anos de luta pelos direitos civis nos EUA. Aqui Octavia interpreta Dorothy Vaughan, matemática da NASA que se tornou fundamental para o lançamento do primeiro astronauta americano no espaço. Mais uma vez, Octavia se equilibra entre a comédia e o drama num papel que lhe permite transbordar empatia. 

Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
Favorita na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, Viola Davis interpreta Rose Maxson, mulher que vive ao lado de seu esposo num período em que os EUA transbordava preconceito. Viola atua ao lado de Denzel Washington (que também dirige o filme) e dá conta do papel que lhe rendeu elogios no teatro (onde também atuou ao lado de Denzel). Esta é a terceira indicação ao Oscar desta magnífica atriz, que anteriormente concorreu como atriz coadjuvante em Dúvida (2012) e como atriz principal em Histórias Cruzadas (2011). A atriz que já ganhou Emmy, Globo de Ouro, SAG e vários outros prêmios e deve adicionar um Oscar na decoração de casa em breve...

Antes das indicações ao Oscar muita gente considerava que Felicity Jones apareceria entre as indicadas ao prêmio de coadjuvante por sua atuação como a mãe carinhosa e enferma desta fantasia dirigida por J.A Bayona. No entanto, tão logo se percebeu que as cinco indicadas se tornaram uma espécie de unanimidade na temporada de prêmios suas chances diminuíram consideravelmente. Felicity já concorreu ao Oscar de Melhor Atriz por A Teoria de Tudo (2014) e uma indicação selaria o ótimo ano em que estrelou o blockbuster Rogue One: Uma Aventura Star Wars. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário