domingo, 22 de julho de 2018

Pódio: Geena Davis

Bronze: a repórter durona. 
03 Herói por Acidente (1992)
Virginia Elizabeth Davis começou a trabalhar no cinema com um papel minúsculo em Tootsie (1982) ao lado de Dustin Hoffman, a jovem atriz nem imaginava que dez anos depois ela teria destaque ao lado do astro nesta excelente comédia de Stephen Frears. Ela interpreta uma repórter destemida que foi ajudada por um homem misterioso junto a outros tripulantes de um acidente aéreo. O filme funciona como uma bela crítica à fome do Tio Sam em fabricar heróis e o poder da mídia. Geena está ótima em cena e tem pelo menos uma cena antológica (aquela em que descasca uma cebola em um discurso para fingir que se emociona). 

Prata: a jogadora destemida.
02 Uma Equipe Muito Especial (1992)
A atriz estava no auge quando interpretou a jogadora de beisebol Dottie Hinson no delicado período da Segunda Guerra Mundial. O filme é baseado na história real do período em que a liga de beisebol convidou mulheres para jogarem quando os homens estavam no campo de batalha. Geena está bastante convincente em cena, vivendo uma mulher forte e que não tem medo de cara feia. Entre conflitos com a irmã e saudades do esposo, Dottie revela-se uma atleta memorável. Em tempos de "empoderamento feminino" o filme merece ser lembrado - até para lembrar como o tema pode ser tratado com leveza e naturalidade. 

Ouro: a melhor amiga. 
01 Thelma & Louise (1991)
Entre 1986 e 1996, Geena se tornou uma das atrizes mais conhecidas de Hollywood, ganhando até um Oscar de coadjuvante por O Turista Acidental (1988). A Academia lembrou dela novamente a indicando a melhor atriz (ao lado de Susan Sarandon) por seu excepcional trabalho neste filme de Ridley Scott. Ela vive Thelma, dona de casa insatisfeita que em um passeio com a amiga Louise acaba seguindo por caminhos surpreendentes. Magnificamente realizado e com duas atuações incríveis, Thelma e Louise (Um dos melhores filmes dos anos 1990 e da história do cinema) já seria suficiente para Geena ser lembrada até hoje por todos os admiradores da sétima arte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário