sexta-feira, 27 de julho de 2018

10+ Ilha dos atores de Wes Anderson

Wes Anderson
Wesley Wales Anderson nasceu em Houston no Texas em 1969. Filho de uma arqueologista e um publicitário,Wes viu o casal se divorciar ainda pequeno - e o fato influenciou bastante o seu cinema (que começou a tomar forma quando ainda fazia filmes em Super-8 no fundo do quintal). Anderson estreou no cinema profissional aos 35 anos, com o curta Bottle Rocket (1994), que transformou em longa-metragem em 1996. Em sua estreia ele já demonstrava sinais de seu estilo bastante próprio de contar histórias, começando ali a juntar seu grupo de atores favoritos. Na verdade, uma patota cinematográfica que conta com mais de dez atores que fazem parte do seu casting habitual. Esta lista é para lembrar dez artistas que são os mais frequentes nos filmes do cineasta - e que devem aparecer em muitos outros em breve. Para fazer a lista seu desenvolvi um critério de pontuação que acabou deixando de fora da lista Jeff Goldblum e Harvey Keitel, cada um deles com três filmes ao lado do diretor e sempre como coadjuvantes. Houve distribuição de pontos separados por longas, curtas e demais contribuições com o diretor

#10 Willem Daffoe 
A Vida Marinha de Steve Sizou / Fanstástico Sr. Raposo / O Grande Hotel Budapeste
O ator veterano já tem trinta e oito anos de carreira, mas somente três trabalhos com o diretor. A parceria começou em A Vida Marinha de Steve Sizou/2004, prosseguiu sendo a voz do único vilão animal de O Fantástico Sr. Raposo/2009 e depois ainda recebeu destaque como o capanga silencioso de O Grande Hotel Budapeste/2014. Foram três coadjuvantes bastante expressivos no universo do cineasta. 

#09 Tilda Swinton
Moonrise Kingdom / O Grande Hotel Budapeste / Ilha dos Cachorros
Atriz que adora transformações, a irlandesa Tilda Swinton impressionou como a octagenária amante de Ralph Fiennes de O Grande Hotel Budapeste, mas antes havia encarnado a vilanesca assistente social de Moonrise Kingdom/2012. A atriz pode ser vista, ou melhor, ouvida, como Oráculo, a cachorrinha que parece adivinhar o futuro na Ilha dos Cachorros/2018  - que é o  terceiro filme de Tilda com Wes. 

#08 Edward Norton
Moonrise Kingdom / O Grande Hotel Budapeste / Ilha de Cachorros
Famoso por seus papéis densos e personalidade forte, Ed andava em baixa até ser escalado para ser o tenso líder dos escoteiros em Moonrise Kingdom. Sua atuação foi tão elogiada que voltou ao universo do cineasta como o policial de O Grande Hotel Budapeste e, recentemente, empresta a voz para Rex, um dos cachorros protagonistas de Ilha dos Cachorros. Algo me diz que esta parceria vai longe...

#07 Bob Balaban
Moonrise Kingdom / O Grande Hotel Budapeste / Ilha dos Cachorros
A primeira parceria aconteceu em Moonrise Kingdom, onde o ator é o narrador da história. O trabalho funcionou tão bem que ele participou do curta de Wes inspirado no filme. Depois ele apareceu em O Grande Hotel Budapeste e recentemente na pele, digo, no pelo de King em Ilha dos Cachorros. Bob também pertence à outra patota, a do diretor Christopher Guest (reis dos mockumentaries).

#06 Adrien Brody
Viagem à Darjeeling / O Fantástico Sr. Raposo / O Grande Hotel Budapeste
O oscarizado ator já trabalhou com o diretor em três longas, sendo um dos protagonistas de Viagem à Darjeeling/2007 . Ele foi também o ratinho alfaiate de O Fantástico Sr. Raposo e o herdeiro mal intencionado de O Grande Hotel Budapeste. Meio esquecido em Hollywood, o ator também é o personagem principal do curta Come Together/2016 onde vive um fiscal de trem que precisa trabalhar no feriado de natal. 

#05 Luke Wilson
Pura Adrenalina / Rushmore / Os Excêntricos Tenenbaums
O ator texano alavancou sua carreira participando do curta Bottle Rocket/1994, primeira obra profissional do cineasta. Depois o diretor adaptou a história de dois irmãos que enveredam pelo mundo do crime para longa-metragem, lançado por aqui com o nome de Pura Adrenalina/1996. Luke ainda apareceu como o namorado inesperado de Rushmore/1998 e o apaixonado tenista Richie em Os Excêntricos Tenenbaums/2001

#04 Anjelica Huston 
Os Excêntricos Tenenbaums / A Vida Marinha com Steve Sizou / Viagem à Darjeeling
Diva nos anos 70, 80 e 90, Anjelica é a mãe cinematográfica do diretor. Ela foi  a atenciosa matriarca de Os Excêntricos Tenenbaums, a mãe descolada de Owen Wilson em A Vida Marinha com Steve Sizou e ainda encarnou a mãe em busca da espiritualidade (e perdida dos filhos) em Viagem à Darjeeling. Atualmente ela é a voz do poodle de Ilha dos Cachorros, sua quarta parceria com Wes. 

#03 Jason Schwartzman
Rushmore / Hotel Chevalier / O Fantástico Sr. Raposo
Membro da nova geração da família Coppola, Jason é um dos que mais trabalharam com o cineasta. O ator estreou nos cinemas aos dezoito anos como o inesquecível Max Fisher de Rushmore/1998. (filme que revelou os dois para o mundo). De lá para cá também fez Viagem à Darjeeling, O Fantástico Sr. Raposo, Moonrise Kingdom, O Grande Hotel Budapeste, além de estrelar três curtas (incluindo o cult Hotel Chevalier), um comercial e ajudar na escrita de dois filmes do amigo. Outro parceiro fiel de Wes na família Coppola é Roman Coppola, que prefere ficar só atrás das câmeras. 

#02 Owen Wilson
Pura Adrenalina / Os Excêntricos Tenenbaums / Viagem à Darjeeling
Parceiro de primeira hora do diretor, Owen já possui seis longas com o amigo conterranêo, além do  curta Bottle Rocket.  Ele participou de sua versão estendida, Pura Adrenalina.  Em ambos ajudou no roteiro, assim como em  Rushmore e Os Excêntricos Tenenbaums - onde os dois foram indicados ao Oscar de roteiro original (e Owen atuou neste como o escritor Eli Cash). Depois, o ator foi o filho perdido de A Vida Marinha com Steve Sizou, o irmão quebrado de Viagem à Darjeeling, o sobrinho de O Fantástico Sr. Raposo e fez uma ponta em O Grande Hotel Budapeste. Foram seis longas, um curta e quatro roteiros ao lado do amigo. 

#01 Bill Murray
Rushmore / Os Excêntricos Tenenbaums / A Vida Marinha com Steve Sizou
Como dá para perceber, Wes construiu uma grande rede de colaboradores em sua carreira, mas, para muitos, o veterano Bill Murray é seu ator favorito (e reza a lenda que o ator é bem difícil de trabalhar mais de uma vez com diretores, o que só aumenta o crédito do cineata). Bill trabalhou em Rushmore, Excêntricos Tenenbaums, A Vida Marinha com Steve Sizou, correu para entrar em Viagem à Darjeeling, (e não conseguiu), tem voz em Fantástico Sr. Raposo, aparece em Moonrise Kingdom, O Grande Hotel Budapeste e empresta a voz para Boss, um dos cães de Ilha dos Cachorros. Num total de oito filmes com o parceiro, ficando de fora somente do primeiro longa-metragem feito pelo seu cineasta favorito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário