terça-feira, 10 de julho de 2018

Combo: Experimentos

05 Os Homens que Encaravam Cabras (2009) 
Muito falado antes do seu lançamento - e praticamente esquecido depois que chegou aos cinemas - o filme é baseado numa controversa história real de homens que foram treinados para desenvolver habilidades paranormais no que ficou conhecido como Exército de Terra Nova. Entre pessoas que acreditam ter o poder de matar animais com o poder da própria mente, o filme se desenvolve com um elenco dedicado (George Clooney, Jeff Bridges, Ewan McGregor...) em tom de farsa. O filme usa do absurdo para retratar uma época em que os Estados Unidos investia em tudo que era possível para deter uma ameaça estrangeira. 

Três bebês de origens diferentes são criados por um casal de cientistas com o objetivo de provar que os estímulos ambientais são mais importantes do que a herança genética no desenvolvimento de interesses e personalidade. Um é criado para se tornar artista, o outro, para ser pacifista e a menina é estimulada para ser um verdadeiro gênio. Criados isolados de qualquer influência que possa  confundir os dados da pesquisa, a coisa sai do controle quando a pré-adolescência começa a preocupar os pais sobre os caminhos escolhidos na criação dos filhos, digo, cobaias. Filme divertido, provocador e que merece atenção. 

Tive que estabelecer alguns critérios bastante pessoais desta parte em diante da lista, uma vez os três são os meus favoritos deste combo. Dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, Laranja Mecânica conta a história de um delinquente num futuro não identificado que é submetido a um tratamento revolucionário - mas só na metade do filme. Submetido ao fictício Método Ludovico, o personagem é forçado a ouvir Beethoven enquanto assiste a uma sucessão de imagens que mudam seu comportamento para sempre.  Ainda revolucionário e ousado, o filme faz o tipo ame ou odeie. 

02 Experiência (2001)
Este sensacional filme alemão é baseado no experimento em que um grupo de voluntários se dividiu em dois grupos: policiais e prisioneiros. A única coisa que os diferenciava eram os uniformes que vestiam - e se no início a camaradagem existe, com o passar do tempo a tirania e a submissão se instauram. Dirigido por Oliver Hirschbiegel, Das Experiment cria tensão perante a violência psicológica, física e moral que se vê na história. O  longa rendeu uma refilmagem americana menos interessante (Detenção/2010) e seis anos depois foi lançado O  Experimento de Aprisionamento de Stanford (2015), que é um retrato ainda mais fiel da experiência realizada em 1971 (auge das experiências comportamentais). 

Este foi um dos filmes mais interessantes a que assisti nos últimos anos, infelizmente não foi lançado nos cinemas brasileiros e pouca gente se interessou em vê-lo na Netflix. O filme é um retrato elaborado sobre a vida e obra do psicólogo social Stanley Milgram (vivido por Pete Sarsgaard) que se tornou famoso por suas experiências que muitas vezes desafiavam os preceitos éticos dos experimentos sociais - mas somente assim ele acreditava poder revelar o que o ser humano pode ter de mais perigoso. O filme é cheio de detalhes que provoca a percepção do espectador, revelando um senso de humor incomum e um emaranhado de ideias interessantíssimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário