sábado, 7 de julho de 2018

10+ Michelle Pfeiffer

Com mais de sessenta filmes no currículo, fica difícil escolher os dez melhores trabalhos da atriz que já foi uma das mais requisitadas de Hollywood. Entre dramas, comédias, musicais e filmes de heróis, a californiana Michelle Marie Pfeiffer pode não ser tão requisitada quanto antes, mas tem escolhido papéis capazes de colocá-la novamente em evidência nos últimos anos. A seguir meus dez trabalhos favoritos da atriz (e antes que você reclame, eu sei que muita coisa boa ficou de fora...):

#10 "Deixe-me Viver" (2002) de Peter Kosminsky
Eu sei que pouca gente viu este filme, mas por ele a atriz foi lembrada em algumas premiações, incluindo o SAG Awards. Quem está acostumado com os papéis simpáticos da atriz irá estranhar o tom pesado de sua personagem aqui. Ela interpreta a amarga mãe biológica da protagonista que cumpre pena em uma penitenciária. Pouca gente sabia, mas era uma espécie de despedida, já que logo depois a atriz deu uma pausa de cinco anos na carreira para de dedicar mais aos filhos. 

#09 "De Caso com a Máfia" (1988) de Jonathan Demme
Este foi o primeiro filme que assisti com Michelle, uma comédia com aquele jeito tresloucado que só os anos 1980 era capaz de produzir. Com direção do futuramente oscarizado Demme, a atriz vive Angela De Marco, que pouco depois da morte de seu esposo descobre que ele era um mafioso e o FBI começa a investigá-la - suspeitando que ela é amante do poderosos chefão local. Divertido e despretensioso rendeu a primeira indicação da atriz ao Globo de Ouro. 

#08 "Hairspray" (2007) de Adam Shankman
Durante sua carreira Michelle fez poucas vilãs, mas nem todas foram tão irresistíveis quanto Velma Von Tussle, a mãe que fará de tudo para atrapalhar as concorrentes de sua filha num concurso de programa de TV.. Cheia de sensualidade, malícia e sorrisos enganosos, a atriz se diverte bastante no papel que marcou o ano de seu retorno ao cinema. Sua atuação lhe valeu uma indicação ao lado de todo o elenco no SAG Awards. 

Quando escalaram a atriz para atuar ao lado de Jennifer Lawrence neste filme, especularam que ela seria a mãe da atual queridinha de Hollywood. Na verdade, ela interpreta a mãe de todos nós... ficou confuso? Então você não assistiu a este filme de terror mirabolante de Aronofsky que deu um papel pequeno, mas defendido com misterioso charme pela atriz. Apesar do pouco tempo em tela, sua atuação foi a grande unanimidade desta controversa obra. 

#06 "A Época da Inocência" (1993) de Martin Scorsese
Nas mãos do mestre Scorsese, Michelle vive uma mulher mal vista na sociedade por ser divorciada ao final do século XIX. Para aumentar ainda mais o drama da personagem, ela se apaixona pelo noivo da prima e, diante deste romance proibido, algumas surpresas se revelam com bastante sutileza. Romântico e melancólico, o filme baseado na obra de Edith Wharton é um deleite para quem curte romance de época para adultos. 

#05 "Susie e os Baker Boys" (1989) de Steve Kloves
Com certeza o que eleva este filme com roteiro bastante convencional é a atuação de Michelle que atua e canta com bastante desenvoltura. Susie é a cantora que se junta aos irmãos Baker fazendo a carreira deles encontrar o sucesso. No entanto, o envolvimento da cantora com Jack Baker (Jeff Bridges) irá colocar tudo em risco. Pelo papel, Pfeiffer levou para a casa o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical e ainda recebeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor atriz. 

#04 "As Barreiras do Amor" (1992) de Don Roos
A atriz interpreta uma mulher comum que resolve ir ao funeral de John Kennedy após o chocante atentado em Dallas. No caminho, ela começa a repensar sua vida e se apaixona por um homem negro, algo chocante para a época. O filme de Don Roos tem como mérito mostrar o clima de tensão em que vivia os EUA naquele período histórico e deposita no talento de Michelle a sua alma (ela foi premiada no Festival de Berlim e foi indicada mais uma vez ao Globo de Ouro e ao Oscar).

#03 "O Feitiço de Áquila" (1985) de Richard Donner
Michelle já tinha algumas atuações de destaque quando foi escolhida para participar deste clássico filme da Sessão da Tarde sobre um casal apaixonado que padece sob uma maldição que não permite que os dois se encontrem para viver sua paixão. Bem... na verdade um está sempre perto do outro mas... se você não viu o filme, vale a pena procurar e ver como os anos 1980 era capaz de criar belas fantasias românticas. Ao lado do holandês Hutger Hauer, ela brilha até hoje na memória da massa cinéfila. 

Michelle foi indicada pela primeira vez ao Oscar na categoria de atriz coadjuvante por sua magnífica atuação como a virtuosa Madame de Tourvel da clássica obra de Chordelos de Laclos. Tourvel nem imagina que será alvo de perigosos jogos de sedução orquestrados pela nobreza francesa. Trata-se de um dos meus filmes favoritos e, ainda hoje, consegue ser sublime na perfeição com que lida com emoções tão nobres quanto mesquinhas. Praticamente um empate com o primeiro lugar...

#01 "Batman - O Retorno" (1992) de Tim Burton
Só para lembrar, esta é uma lista sobre atuações e não sobre as qualidades do filme... sendo assim, como não colocar em primeiro lugar o filme que tornou Michelle conhecida mundialmente e que elevou a vilã da DC Comics a outro patamar? Na pele da Mulher-Gato, Michelle Pfeiffer transcende uma boa atuação e se transforma numa espécie de ícone pop, aquele tipo de trabalho que sempre fará sombra a todos os que o encarnarem posteriormente (Halle Berry e Anne Hathaway que o diga). Só para lembrar, até a escolha da garota que faz o papel da personagem na série Gotham levou em conta semelhanças físicas com Michelle. Esta moral não é para qualquer uma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário