domingo, 18 de outubro de 2015

Pódio: Isabella Rossellini

Bronze: A bruxa
3º A Morte Lhe Cai Bem (1992) 
Ícone de beleza no mundo fashion nas décadas de 1980 e 1990, Isabella foi a escolha certeira de Robert Zemeckis para viver a estranha Lislie Von Rhuman, espécie de feiticeira que vendia a beleza eterna a quem a procurasse. Com grande influência em Hollywood, seus seguidores nem imaginam que a eternidade alardeada por ela era tão eterna que permanecia até se a pessoa morresse (!!) e começasse a se decompor! Ainda que não tenha muita complexidade em cena, Isabella tem presença marcante em cenas que sempre sugerem uma nudez que só ressalta a estranheza de uma de suas personagens mais conhecidas. Vale para lembrar a boa forma da atriz que hoje vive matriarcas na sétima arte. 

Prata: a doce adúltera
2 Um Toque de Indidelidade (1989) 
Eis um verdadeiro clássico romântico de quando a Sessão da Tarde ainda garantia boas produções. Joel Schumacher dirigiu essa simpática refilmagem de um filme italiano onde Isabella vive a doce Maria, esposa traída de Tom (William Petersen muito antes de CSI), que se envolve com Tish (Sean Young), esposa de Larry (Ted Danson) que tem um fiapo de parentesco com Maria. O filme desenvolve as relações dos personagens de maneira mais que eficiente e Isabella confere uma leveza tão grande em seu interesse por Larry que parece até possível apaixonar-se por Ted Danson!!! 

Ouro: A cantora. 
1º Veludo Azul (1986)
Se a mãe Ingrid Bermgman é sempre lembrada por Casablanca/1942, Isabella é sempre lembrada por sua parceria com o cineasta David Lynch neste que muitos consideram sua obra-prima. O papel da cantora que se apaixona por um rapaz mais jovem enquanto sofre nas mãos do namorado abusivo, transformou Isabella em uma estrela. O filme lhe rendeu o Independent Spirit de Melhor Atriz, mas causou o rompimento do seu contrato com a gigante dos cosméticos Lancôme (que não curtiu a atmosfera do filme). O filme ainda criou alvoroço com o affair da atriz com Lynch (que começou quando ela ainda era casada com Martin Scorsese). Por suas histórias dentro e fora da tela, Veludo Azul é o momento mais marcante de Isabella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário