quarta-feira, 13 de julho de 2016

MOMENTO ROB GORDON: Momentos Rock'n Roll do Cinema

Hoje é o Dia Mundial do Rock e resolvi fazer uma lista com os meus momentos Rock'n Roll favoritos do cinema! Ela ficou bem mais democrática do que eu imaginei - e isso só prova o quanto um dos gêneros mais conhecidos do mundo não morre enquanto for plural e eclético em suas vertentes! 

#5 "My Love Will Never Let You Down"
Ricky & The Flash: De Volta para Casa (2015) está longe de ser um grande filme. O roteiro de Diablo Cody começa cheio de possibilidades, mas depois é desenvolvido como uma novela das oito que enrola demais para chegar no final. Batendo sempre na mesma tecla (o ressentimento da família com a mulher que largou o esposo e os filhos para seguir carreira de musicista) o filme desperdiça a versatilidade de Meryl Streep, deixando somente para o final  versão cheia de energia da música de Bruce Springsteen - que revela tudo que o filme poderia ter sido se fosse menos careta. 

#4 "Zach's Song"
Escola de Rock (2003) deve figurar em alguma lista de grandes surpresas da história do cinema. Dirigido por Richard Linklater (que, convenhamos, nunca é chegado a ser popular) o filme tem como maior trunfo a química entre o roqueiro vivido por Jack Black e seus alunos de música - que aprendem o valor do rock em sua essência. Um filme que tinha tudo para dar errado e se tornou um novo clássico da comédia americana. A cena final em que professor e alunos demonstram que aprenderam a lição direitinho é uma das favoritas de todos os tempos até na opinião de minha mãe (que odeia comédias). 

# 3 "Tear me Down"
John Cameron Mitchell era um ilustre desconhecido quando exibiu Hedwig (2001) no Festival de Berlim e saiu de lá aclamado com o Teddy (o prêmio voltado para filmes sobre diversidade sexual do festival). Na pele do transexual nascido na Alemanha Oriental e que apenas quer ser amado como qualquer mortal, Mitchell solta a alma roqueira que tem dentro de si. Ele dirige, atua, canta e escreve o roteiro sobre uma rockstar incomum (e foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical pela atuação). Tear me Down é a carta de apresentação da personagem e ainda serve para embalar nossa espera pelo novo filme do rapaz (a adaptação da HQ de Neil Gaiman "Como Falar com Garotas em Festas" ambientado na cena punk dos anos 1970)!

#2 "Twist And Shout"
Curtindo a Vida Adoidado (1986) deve ser o maior clássico para adolescentes dos anos 1980 com o dia em que um rapaz decide matar aula e curtir o dia com sua namorada (Mia Sara) e seu melhor amigo (Alan Ruck). Uma das cenas que fizeram história no dia de aventuras do jovem Ferris Bueller (Matthew Broderick no papel de sua vida) foi quando ele colocou todo mundo para cantar e dançar ao som dessa pérola dos Beatles - espantando qualquer sombra de mesmice num dia de desfile...

#1 "Johnny Be Good"
A trilogia De Volta Para o Futuro (1985) é uma das mais queridas da história do cinema e está repleta de cenas antológicas. No primeiro episódio da série tem uma que está entre as melhores das viagens no tempo de Marty McFly (Michael J. Fox). A cena em que ele toca a canção de Chuck Berry no baile definitivo para seus país no ano de 1955 é tão bacana que foi resgatada na sequência lançada em 1989. O mais legal é a plateia atônita diante do show de Marty tocando uma canção que só seria lançada três anos depois (e revolucionaria a história da música). Sorte de quem estava no baile e viu o rock nascer antes do resto da humanidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário