sábado, 22 de agosto de 2020

Pódio: Kristen Stewart

Bronze: a assistente descolada. 
Longe de ser uma unanimidade, a atriz americana tem vários filmes interessantes no currículo, entre eles este aqui dirigido por Olivier Assayas. Ela faz um trabalho corajoso como a assistente de uma atriz veterana do cinema (Juliette Binoche) que enfrenta as dores do envelhecimento. Kristen, ao lado de uma celebrada atriz, enfrenta diálogos que provocam uma verdadeira reflexão sobre o que é interpretar uma personagem diante de uma câmera. Prova de que o filme é bom são as várias indicações aos prêmios de coadjuvante que Stewart recebeu, levando até o César da categoria para casa. A surpresa deixou claro que nem mesmo a atriz acreditava que seria premiada (e Kristen se tornou a musa do cineasta). 

Prata: a esposa adolescente
O brasileiro Walter Salles ousou levar para as telas o clássico beatnik de Jack Kerouac e surpreendeu ao escolher Kristen para o principal papel feminino da história: a esposa de Dean (Garrett Hedlund). Na pele Marylou, uma jovem esposa de dezesseis anos, que parte em uma jornada pelas estradas arenosas do Tio Sam. O trajeto se torna cada vez mais intimista para o casal e o amigo Sal (Sam Riley). Numa época em que todos associavam a atriz à insossa Bella, o diretor brasileiro conseguiu lhe conduzir em um trabalho totalmente oposto - e Kristen mergulha na personagem de corpo e alma. 

Ouro: a filha em perigo. 
Kristen estreou como atriz aos nove anos de idade em um filme para a televisão. Depois fez dois filmes em que não chamou atenção, até ser descoberta por David Fincher para fazer a filha de Jodie Foster neste suspense de tirar o fôlego (na verdade ela foi escolhida para ser a filha de Nicole Kidman que acabou saindo do filme). No papel da menina diabética que tem a vida em risco quando a casa é invadida por bandidos, Kristen faz um trabalho mais do que convincente, que transborda tensão e lhe garantiu posição entre as jovens atrizes mais promissoras de Hollywood. Embora o tempo tenha passado entre tropeços e trabalhos interessantes, não são poucos que consideram este aqui o seu trabalho mais relevante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário