A Origem (2010) do blog. |
Em oito de agosto de 2010 eu comecei a escrever o Diáriw Cinéfilo. Antes eu tinha outro blog, o VERBORRAGE, mas comecei a achar que ele estava um tanto confuso e precisei de algum tempo para organizar as ideias. Foi com uma postagem sobre A Origem de Christopher Nolan que o Diáriw nasceu. O filme foi o meu favorito do ano (na época eu postava apenas cinco favoritos - e estavam lá Almas à Venda de Sophie Bartes, A Estrada de John Hillcoat, Direito de Amar de Tom Ford e A Fita Branca de Michael Haneke). Lembro de uma amiga que ao ver meu blog sugeriu que eu escrevesse mais sobre filmes conhecidos. Minha intenção sempre foi escrever sobre os filmes que eu assistia e se alguém procurasse impressões sobre ele, ou não, estaria tudo bem. O mais interessante foi que comecei a ficar atento aos número de acessos e percebi como existem pessoas que visitam o blog em busca de comentários sobre filmes que não são tão populares. Só para ter ideia, A Origem, que é um filme bastante conhecido, após dez anos de lançamento, meus comentários sobre o filme foi visto 22 vezes. Um número extremamente baixo se comparado ao filme mais procurado por aqui - e que obteve mais de três mil visualizações (e que você nem imagina qual é... não imagina mesmo)! Foi por isso que para comemorar os dez anos do blog resolvi publicar a lista dos dez filmes mais visitados do Diáriw Cinéfilo. A lista é bem variada, tem documentário, um curta-metragem, uma animação, romance, comédia, ficção científica esquisita, um mockumentary canadense, releitura de Jane Austen, um suspense erótico pouco conhecido... enfim, segue a lista dos campeões de audiência por aqui:
Exibido pela HBO, o filme conta exatamente o que o título promete... ou quase, já que não sabemos direito o limite entre a fantasia ou o planejamento do crime por conta do personagem real que o filme investiga. Embora siga um formato bastante tradicional, o filme consegue ser bastante instigante perante as questões que levanta. Lembro de conversar horas sobre este filme com um amigo dramaturgo que até pensou em fazer uma peça sobre esta situação, mas que nunca saiu do papel. A postagem foi visualizada por 530 pessoas desde a publicação.
A única animação que aparece nesta lista é a aventura solo do personagem que ganhou fama das animações do Shrek na Dreamworks. O resultado é bastante divertido, com um tempero latino e Antonio Banderas inspiradíssimo na pele do gatinho mais fofo do cinema. Pouca gente lembra, mas o filme foi até indicado ao Oscar de Melhor Animação e seus fãs fieis de vez em quando o colocam na lista dos mais lidos por aqui. Até hoje foram 543 leitores que encontraram meus comentários sobre a produção.
Como seria o mundo se a humanidade não precisasse mais dos homens para se reproduzir? Como os homens lidariam com isso? Como as mulheres lidariam com uma sociedade em que os homens pudessem ser descartados da noite para o dia? Este divertido mockumetary (ou documentário de mentira) é uma grande brincadeira em forma de provocação sobre um futuro distópico (palavra em moda ultimamente) sobre um mundo dominado pelas mulheres e que um casal formado por um homem e uma mulher causa um verdadeiro escândalo. No entanto, tem gente que não gostou da brincadeira, um dos leitores foi categórico ao comentar o filme por aqui: "Ridículo"... não mesmo! 546 pessoas leram sobre o filme por aqui.
A cineasta australiana teve bastante ousadia em adaptar a obra de Rupert Tomson sobre um dançarino que é sequestrado por três mulheres e abusado sexualmente por um longo período. O filme explora os conflitos deste personagem, seus traumas e sua tentativa de voltar a ter uma vida sexual normal depois de tudo o que aconteceu. Mais provocador, incômodo e sombrio do que todos os filmes da trilogia Tons de Cinza, O Livro das Revelações dividiu opiniões quando foi lançado e atraiu 598 leitores para o blog.
Não costumo comentar curtas-metragens, mas este aqui se enquadra numa categoria especial. Além de ter assinatura ilustre de Spike Jonze, ele ainda é baseado no álbum mais elogiado da banda Arcade Fire, The Suburbs (que depois foi até eleito o álbum do ano no Grammy, derrotando o favoritismo de Lady Gaga e deixando os Little Monsters enfurecidos). O curta tem 28 minutos de duração e deixa a sensação de que poderia ter rendido um longa-metragem nas mãos do renomado diretor embalando seus personagens juvenis com a ótimas faixas do CD. A publicação foi visitada por 737 pessoas desde a data de sua publicação.
Pode se dizer que entre os filmes mais visitados no blog demonstram praticamente um empate no gosto por comédias e romances. Este romance recebe tons de suspense ao contar uma história de amor cheia de mistério e nostalgia em torno dos charmes premiados de Jean Dujardin e Marie Josée-Croze. A única produção em língua francesa da lista aparece por aqui amparada por 798 visitantes do blog.
No topo dos mais lidos desta semana está a apreciação mista do filme adolescente de Amy Heckerling estrelado por Alicia Silverstone - que é baseada no livro de Jane Austen - e Emma, que recebeu uma versão mais fiel pelas mãos de Douglas McGrath, estrelada por Gwyneth Paltrow. De vez em quando o filme aparece entre os mais procurados por aqui e um comentário mencionou que o texto pode ser usado nas aulas de Literatura Comparada... não foi esta a minha intenção! Recentemente Emma recebeu uma nova versão que acabou prejudicada nas bilheterias por conta da pandemia. A postagem foi visitada por 1023 pessoas aqui no blog, um número respeitável...
A medalha de bronze vai para o segundo longa-metragem do realizador do instigante Primer (2004). O filme que conta uma história de amor incomum misturada com elementos de ficção científica, experiências e um tanto de esquizofrenia. O filme demonstra a preocupação do cineasta em contar histórias únicas. Famoso no circuito independente, indicado em premiações indie e desconhecido da maior parte do público, recentemente o diretor disse que não faria mais filmes e que se dedicaria apenas ao ensino em escolas de cinema. Espero que ele mude de ideia (Netflix, ajuda o moço!). Este filme pouco conhecido rendeu 1365 leituras ao blog.
Sempre que esta comédia de título sugestivo (e realização inofensiva) aparece entre os mais lidos, eu imagino que as pessoas chegaram até aqui buscando uma espécie de manual. Longe de ser isso, o filme é uma espécie de brincadeira com um tema apimentado em um local julgado como conservador. Com algumas boas piadas e um elenco carismático, o título quilométrico esconde um filme divertido e até pudico diante das possibilidades que tinha. O texto foi visualizado por 1984 pessoas e garante a medalha de prata, no entanto, o primeiro colocado foi bem mais longe...
#01 "Bem-Vindo ao Mundo" de Sergio Castellito (23/02/2014)
Nunca imaginei ao assistir esta produção italiana estrelada por Penélope Cruz que ela renderia a postagem mais lida do blog. A produção adaptada do livro de Margareth Manzantini (esposa do diretor) não chegou a me empolgar e minha apreciação deixou isso bem claro para insatisfação dos fãs que teceram vários comentários por aqui (admito que os mais ofensivos eu sequer publiquei). O drama familiar ambientada em Sarajevo é feito para render muitas lágrimas e consegue. A postagem foi lida por 3126 pessoas - e prova que não precisa ser um campeão de bilheteria para render visualizações num blog sobre cinema.
10+ variedades
Vale ressaltar que entre as postagens mais vistas existem outras relacionadas a artistas, listas e brincadeiras. A lista com Os 5 Piores filmes de Julianne Moore rendeu 454 visualizações ao blog e por algum motivo a quinta edição de Poderes Especiais (sessão que nem existe mais por aqui, mas estou pensando em resgatar) rendeu 578 visitas. O Combo Rainhas atraiu 617 leitores e a postagem mista sobre os seriados Hannibal e Bates Motel gerou 634 visualizações, praticamente um empate técnico com o Momento Rob Gordon com Personagens Cinematográficos Congelantes com 638 interessados. Com 802 leitores, a especulação de Entre 4 Irmãos também ficou tempos entre as mais lidas. Em 4º Lugar está uma postagem sobre Michelle Pfeiffer visitada por 816 fãs, seguida pela medalha de bronze de Rebecca Hall que atraiu 1363 visitantes para um texto sobre sua carreira no cinema. Em segundo lugar, está uma brincadeira sobre a Família Bateman (1670 visualizações) e em primeiro lugar, a cara de pau de listar os 5 Maiores Tropeços de Mad Men. A provocação com a cultuada série rendeu 1979 visitas (que por coincidência é o ano de meu nascimento....). Como diria DARK, tudo está conectado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário