quinta-feira, 29 de setembro de 2011

APOSTAS PARA O OSCAR 2012 - CAPÍTULO II


J. Edgar
Já que falamos do novo filme de Clint Eastwood, não custa nada dar mais detalhes - já que o diretor anda querendo mais espaço nas premiações há uns três anos. O filme é a cinebiografia de J. Edgar Hoover, criador do FBI. Temido e admirado em iguais proporções, Hoover era símbolo da justiça dos EUA. As coisas complicam quando um segredo ameaça destruir sua reputação: a relação homossexual com Clyde Tolson (Armie Hammer, os gêmeos de A Rede Social). Levando em consideração que Hoover é interpretado por Leonardo DiCaprio, que o elenco tem nomes robustos como Naomi Watts e Judy Dench, além do roteiro assinado pelo premiado Dustin Lance Black, as expectativas são as melhores possíveis!

The Descendants
Quem também promete estar de volta ao páreo é Alexander Payne, que desde o Oscar de roteiro adaptado por Sideways (2004) andava sumido (e o fato de ter se divorciado de Sandra Oh deve ter ajudado no enclausuramento). Quem viu garante que o filme deve render algumas indicações aos cobiçados prêmios de fim de ano, especialmente para George Clooney, que interpreta o patriarca de uma família que deve fortalecer os laços com suas filhas depois que a esposa sofre um acidente. Todo mundo sabe que Payne é mestre em contar dramas sem cair na pieguice e caprichando no humor inusitado. Esta produção independente promete ganhar espaço nas disputas que culminam no Oscar. 

The Ides of March
Clooney também possui grandes ambições para seu novo filme na direção. Este thriller político (que deve se chamar Tudo Pelo Poder em terras tupiniquins) é o seu quarto longa como diretor e promete colocar as coisas nos mesmos eixos que fizeram de Boa Noite, Boa Sorte (2005) um dos queridinhos da Academia. O filme aborda a campanha de um governador (Clooney) para a presidência e os conflitos que gera no jovem idealista (Ryan Gosling) encarregado da campanha (e que nela se depara com o lado mais obscuros de sua política). Mesmo que o filme naufrague em suas intenções, um elenco que conta com Paul Giamatti, Phillip Seymour Hoffman, Marisa Tomei, Jennifer Ehle, Evan Rachel Wood e Jefrey Wright jamais pode ser ignorado! Porém, muita gente já garante que Gosling terá lugar nas premiações.

War Horse
Ando desconfiado deste filme de Steven Spielberg, mas tudo bem. A história da amizade entre um rapaz (Jeremy Irvine) e seu cavalo em meio a Primeira Guerra Mundial não me soa atrativo, mas vai entender o que o criador do Resgate do Soldado Ryan prepara com um plot desse nas mãos! Há quem diga que a saga do bicho vai provocar lágrimas mundo afora - mas a campanha de marketing da Dreamworks promete ser mais agressiva do que qualquer outra coisa. Spielberg se encantou com a história quando a viu no teatro e resolveu levá-la para as telas. Filme família e chapa branca que pode cair no gosto da ala mais conservadora da Academia. No elenco ainda há nomes como os de Emily Watson, Tom Hiddleston e David Thewlis. É ver para crer...

The Artist
Tido como o favorito ao Oscar de filme estrangeiro do ano que vem, The Artist começou sua carreira com o pé direito em Cannes - com o prêmio de melhor ator para Jean Dujardin. Desde então o filme tem se tornado objeto de culto por onde passa, o que só aumenta sua força para a temporada de prêmios que se aproxima. O mais impressionante é que se trata de um filme mudo e em preto e branco! O cineasta francês Michel Hazanavicius disse ter pensado muito sobre o filme e como contaria a história de um ator com a carreira em declínio entre os anos 1927 à 1931 e a ascenção de uma jovem atriz no mesmo período (que coincide com a produção dos filmes falados). É, Capitão Nascimento vai precisar de sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário