Wotan e Mina: trama alemã com tempero mexicano.
Não sei porque o filme não teve seu título traduzido para o português (A Cada Segundo). Para falar a verdade ainda estou pensando no motivo para o filme ter esse nome enigmático. O mais curioso é que apesar de se tratar de uma produção alemã, percebi no filme forte influência das tramas do mexicano Alejandro González Iñárritu, especialmente 21 Gramas(2003). In Jeder Sekunde conta paralelamente a história de duas pessoas e a forma como o roteiro irá juntá-las pela força que seus coadjuvantes possuem na trama, são os personagens secundários que movem os caminhos dos personagens principais. Mais curioso ainda é que, apesar do filme ter recebido alguma atenção por contar com a presença de Sebastian Koch (que dois anos antes protagonizou o cultuado A Vida dos Outros), a sua parte na história foi a que considerei menos interessante. Ele interpreta um médico que atua numa clínica para tratamento de viciados em drogas. Além de cuidar dos pacientes, quando chega em casa ele se dedica à filha de saúde frágil e ao casamento insosso. Para se divertir ele costuma fazer caminhadas num bosque perto de sua casa. Seu dia a dia é tão estruturado que ele até se anima com a possibilidade de um romance adúltero com a irmã de uma ex-paciente. Talvez pela intensidade sempre contida dessa relação, o romance do médico não conseguiu me empolgar, assim, eu sempre queria saber o que acontecia com a outra metade da trama: a que se dedica à bela Sarah (Mina Tander). Sarah é dona de uma loja de discos, mas se dedica também a uma carreira de DJ que parece nunca decolar. Após ter problema com álcool e drogas ela vive sossegadamente - apesar de namorar Christoph (Wotan Wilke Möhring), um rapaz aparentemente bem nascido que se entrega cada vez mais a drogas variadas. O filme apenas sugere que Sarah percebe o quanto este relacionamento pode lhe fazer mal e ela desiste do relacionamento com Chris... é quando aparece o fotógrafo Ben (Ronald Zehrfeld) em seu caminho. Com Ben, Sarah vive bons momentos até que ele recebe uma proposta de trabalho e tem que se afastar por alguns tempos. Não vale a pena mencionar o que acontece deste ponto em diante, mas o filme consegue embaralhar as duas tramas pelas interseções que se anunciam sutilmente desde o início. Não sei se era a intenção do diretor Jan Fehse, mas existe uma diferença de tom que pode incomodar nos núcleos de Sarah e do médico. Se a trama de Sarah é visivelmente mais intensa e envolvente, a do médico é de uma frieza insuportável. O mais legal é que no decorrer da trama é Wotan Wilke Möhring que rouba a cena como o ex-namorado que parece distante no início e ganha contornos mais vívidos pouco antes de ficar catatônico. É o seu olhar de desespero mergulhado na mais profunda culpa que fica na memória depois que o filme termina. Se o diretor houvesse se dedicado somente à Sarah e seus amores o filme poderia ser mais simples, mas renderia mais de 50% de interesse da plateia.
In Jeder Sekunde/At Any Second (Alemanha/2008) de Jan Fehse com Sebastian Koch, Mina Tander, Wotan Wilke Möhring, Ronald Zehrfeld, Barbara Auer. ☻☻
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