domingo, 12 de maio de 2013

Combo: PARA O DIA DAS MÃES

5 Tudo Sobre Minha Mãe (1998) Sempre tenho a impressão que quem ousar fazer uma lista sobre mães e não incluir esse filme estará correndo sério risco de vida! Lembro quando o filme foi lançado e muitos desavisados acharam que era uma história inspirada na mãe de Almodóvar. Como o filho da personagem de Cecilia Roth morre logo no início, muitos se surpreendiam! O mais interessante é que no filme existe todo tipo de mãe, a autoritária, a grávida, a que zela pela amante... mas a que sempre reina absoluta entre as demais é Manuela. Sem filho desde as primeiras cenas, a personagem torna-se um porto seguro para os que conhece pelo caminho. 

4 Laços de Ternura (1983) Quem nunca teve seus desentendimentos com a mãe? Especialmente quando ela se deu conta que por mais que o amor seja recíproco, a criança que ela colocou no mundo cresceu e tem vontade própria ao chegar? Esse é o caso de Aurora (a espetacular Shirley MacLaine), que sempre discordou do namoro da filha (Debra Winger) com um escritor (Jeff Daniels), mas quando os pequenos dramas de ambas convergem para uma despedida inevitável é hora de mostrar que existem coisas mais importantes do que orgulhos e vaidades. James L. Brooks faz essa dramédia inspirada que nos faz querer ligar para a mãe da gente assim que o filme termina. 

3 Minhas Mães e Meu Pai (2010) Quem somos nós para julgar a formação do núcleo familiar de alguém? Sabemos que nas famílias pessoas diferentes ocupam seus papéis e o que importa é a forma como os desempenham - e não se são do sexo masculino ou feminino. O filme de Lisa Cholodenko fez sucesso ao mostrar uma família onde duas mulheres (as ótimas Julianne Moore e  Annette Bening) educam seus filhos com todas as inseguranças presentes em todos os casamentos - a maior delas surge com o aparecimento do pai das crianças (Mark Ruffalo). Teve gente que achou o filme panfletário do casamento gay, outros uma declaração de guerra aos homens... acho que esses não entenderam  nada do que viram. 

2 A Árvore da Vida (2011) Lembro quando o filme em O Corvo/1994 o personagem dizia que "Mãe é como o nome de Deus da boca de seus filhos". Jessica Chastain nesse filme de Terrence Mallick é a a melhor personificação dessa frase. Num lar dominado pela testosterona (são três filhos e um esposo autoritário - vivido por Brad Pitt), Jessica é a mãe que os meninos precisam para perceber que no mundo apenas som e fúria não basta - é preciso uma boa dose de amor para conseguir permanecer nele. Chastain era uma desconhecida quando desempenhou o papel e desde então tornou-se uma estrela, não são muitas atrizes que conseguem dar vida a uma personagem definida somente pela maternidade. 

1 Os Incríveis (2004) Meus amigos mais críticos vão achar que enlouqueci ao fazer uma lista tão idealizada sobre as mães! Acho que algumas amigas vão até me considerar machista, mas não estou nem aí! Por isso mesmo, nada melhor do que colocar no topo deste Combo a personagem que retrata melhor a forma como eu via minha mãe quando  era pequeno. A Mulher Elástica, a senhora Incrível em pessoa!  Quem nunca percebeu a mãe como uma super-heroína sempre disposta a ajudar quando você precisa? O mais bacana é que por ser uma heroína casada com um herói (você nunca viu seu pai assim também?) seus filhos também tem super poderes - assim como minhas irmãs e eu!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário